segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um Fim de Semana Enriquecedor

Nesse último fim de semana fomos até uma pequena cidade para participarmos da segunda etapa do Encontro de Casais com Cristo. Foram três dias abençoados onde eu e meu esposo tivemos a oportunidade de refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, além do conhecimento que adquirimos sobre os Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora.
O ECC(Encontro de Casais com Cristo) é um serviço da igreja em favor da evangelização das famílias, teve início em 1970 e foi idealizado pelo Padre Alfonso Pastore.
O ECC  mostra pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e principalmente com o CRISTO.

Frases de Padre Alfonso Pastore sobre o ECC:
  1. PDF
  1. Imprimir
  1. E-mail

  1. Escrito por Administrator   
    Qua, 16 de Junho de 2010 09:17

    • “O ECC em sua primeira etapa tem a missão de procurar os casais abandonados, amá-los, posicioná-los, dar-lhes uma visão de sua razão de ser como célula vital da humanidade, abrir-lhes um caminho de comunhão fraterna na comunidade paroquial e possibilitar-lhes a corresponsabilidade no serviço e nas estruturas de trabalho.”
    • “O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai.”
    • “O ECC é paroquial. Esta é a sua característica vital. Quem tira esta característica, arranca-lhe a alma.”
    • “A missão do ECC é atingir todos os casais residentes dentro dos limites paroquiais. Intelectuais, analfabetos, carentes, proprietários, pobres e ricos. Todos juntos, participando do mesmo Encontro. Esta é a missão do ECC; esta é a sua característica; este é o sinal de que é Igreja.”
    • “O grande apelo, a grande dimensão do ECC é criar a convivência fraterna nas paróquias. Esta deve ser a tônica da luta em todos os anos.”
    • “A Espiritualidade é a tônica do Encontro de Casais com Cristo. O ECC busca dar sua contribuição para que as famílias vivam melhor seu casamento, auxiliando-as no relacionamento marido e mulher e no relacionamento com seus filhos.”
    • “O casal participa do ECC não apenas para servir nos outros encontros, mas para viver uma vida familiar cristã, assumir tarefas na Comunidade, integrando-se totalmente na Pastoral Paroquial, principalmente na Pastoral Familiar da Paróquia, e ser um instrumento de Deus na Sociedade.”
    • “O ECC é um serviço à família, feito por casais para casais.”
    • “Lembremos que o ECC é um serviço à pastoral paroquial e como tal deve estar inserido na vida da paróquia e assumir a problemática da paróquia.”
    O ECC é realizado em nível paroquial e tem orientação Nacional, Regional e Arquidiocesana.”
    • “O ECC, com sua participação, está contribuindo para que as famílias se transformem em ‘Igrejas Domésticas’, em formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo um lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, construindo o Reino de Deus, aqui e agora.”



 http://www.youtube.com/watch?v=ss7fSv9MGNw