terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Bruxelas

 Hotel: Mercure Brussels Centre Midi, Boulevard Jamar 25 29, 1060(700m da estação de trem).

‘’Além de ser capital da Bélgica, Bruxelas também é considerada a capital da União Europeia. Ao passear pela cidade, você certamente irá se deparar com alguns prédios importantes da administração do bloco europeu, que contribuiu bastante para seu sucesso econômico em tempos modernos.’’

Como chegar

Não há voos diretos entre Bruxelas e Brasil. A forma mais prática de se chegar na cidade é através de companhias aéreas europeias ou trens como Eurostar (vindos da França e Inglaterra) ou da NS (com conexões pela Holanda).

Como se locomover 
Se você gosta de caminhar, assim como eu, a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé.
Há também o ônibus turístico  que passa por 22 pontos turísticos e tem duração de 2h30. O ticket custa € 22,00, e vale por 24 horas.
Outra opção seria o metrô, dizem que as linhas são limpas e bem sinalizadas.

Atrações turísticas

Grand Place

Grand Place
Principal atração turística de Bruxelas, onde se encontra os prédios de maior esplendor arquitetônico.
Com 96 metros de altura, o prédio mais imponente é o da Prefeitura (Hôtel de Ville), construído entre 1402 e 1455. É possível fazer uma visita guiada por, o prédio é repleto de objetos de arte. Outro prédio famoso é o da Casa do Rei (Maison du Roi), também do século 15, onde fica o Museu de Bruxelas. Neste museu está a estatua original (1618) do Manneken Pis.

Hôtel de Ville
Maison du Roi

Obs: na grand place se encontra o Hard-Rock de Bruxelas e um restaurante português muito bom.

Manneken Pis
Símbolo da irreverência belga e um dos monumentos mais queridos pelos belgas desde o século 17.
Trata-se de um pequena escultura de bronze (61 cm) em formato de um menino fazendo xixi, localizada na Rue de l'Étuve, a poucos passos da Grand Place. 
Não achei nada de mais, mas enfim....

Jardin du Mont des Arts


Localizado numa colina, que fica no caminho da Grand Place para Palácio Real de Bruxelas, este parque tem uma das melhores vistas da cidade, além de um jardim que é uma espécie de labirinto de flores.
Descendo o Mont des Arts nós nos deparamos o Carillon de Mont des Arts e o Museu da Música com 8000 peças no acervo, sendo 1500 em exposição, o que representa a maior coleção do mundo.
Musée des Instruments de la Musique

Carillon de Mont des Arts
Carrilhão com 24 sinos, 12 na frente e 12 figuras históricas e folclóricas da história belga. 
  

Catedral de São Michel
 Localizada no alto do monte Treurenberg, é a primeira igreja do país, datada do século 15. 
O exterior da catedral é impressionante, e a fachada gótica não deixa nada a desejar quando comparada a outras catedrais importantes da Europa.
 Órgão da catedral, com 4.300 tubosHorário de funcionamento: Segunda à sexta das 7hs às 18hs, sábado das 8h30 às 18hs (visitas até às 15h30), Domingo das 8h30 às 18hs (visitas até às 14h30)


Bruges, a Veneza Do Norte
Hotel: Martin's Relais, Genthof 4a, 8000 Brugge (3,7Km da estação de trem).

Bruges (Brugge em holandês) está situada em Flandres, região norte da Bélgica, com cultura e língua flamenga, semelhante à holandesa. Construída em meados de 875, Bruges já foi uma das principais economias da Europa, entre os séculos XII e XV. A cidade era repleta de comerciantes vindos dos quatro cantos do mundo, mas o rio que ligava a cidade ao mar, foi assoreado e os navios ficaram sem acesso. Mas por volta de 1870 a cidade foi toda repaginada pelo arquiteto Louis Delacenserie (1838-1909) que soube conservar o esplendor do patrimônio medieval de Bruges.
Em 2000 o centro histórico foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2002 ganhou o título de Capital Européia da Cultura. Dois milhões de turistas visitam Bruges todos os anos, a maioria faz ''um bate e volta'', devido à curta distância de Bruxelas, menos de uma hora de trem. 
Viajar de trem pela Europa, ao meu ver, é a melhor opção, mais econômico e tranquilo, uma vez que não é necessário se preocupar com combustível, estacionamento, rotas e o mais importante: poder tomar um vinho sossegadamente. 

Como chegar de trem Bruxelas-Bruges
Os trens saem da estação Bruxelles Midi, a maior de Bruxelas, que é ligado ao sistema de metrô da cidade e aos serviços internacionais, como Eurostar e o Thalys (facilitando a conexão se você estiver vindo de Londres, Amsterdã ou Paris).
Há painéis digitais dentro do trem  que mostram a frase “De volgende halte is Brugge”, que significa “A próxima parada é Bruges”

Principais pontos turísticos:

BASÍLICA DO SANGUE SAGRADO

 Esta é uma das menores basílicas do mundo. Construída no século XII, abriga um relicário que dizem ter sido trazido da Terra Santa, contendo o sangue de Jesus Cristo (por isto o nome da basílica).
A veneração ao sangue acontece todos os dias das 11:30h às 12h; de segunda a quinta-feira das 14h às 15h e de sexta a domingo das 14h às 16h.
Horário de funcionamento da basílica: todos os dias das 09:30 às 12h e das 14h às 17h (fecha as quartas-feiras no período de 1 de novembro a 31 de março – exceto nas férias escolares)
Site: 
www.holyblood.com
Endereço:  Burg 13, B-8000 BRUGGE – TEL: +32 (0)50 33 67 92

Entrada: gratuita.


 Campanário Belfry (Torre de sino)
O Belfort é uma torre construída para abrigar o sino da cidade (6 toneladas) e teve sua construção iniciada em 1300. Do alto do Belfort se tem uma das melhores vistas de Bruges, um panorama de 360 graus, de uma altura de 100 metros. Mas, prepare-se, pois para chegar ao topo você terá que subir 366 degraus.
Funcionamento: todos os dias de 09:30 as 17h
Preço: €8 a entrada
Endereço: Belfort, Markt 7, 8000 Brugge

Torre



Vista panorâmica da Torre

















Market Place
Localizada no coração da cidade, esta grande praça é de uma beleza indescritível, devido as fachadas dos prédios que aqui se encontram, além de bons restaurantes e bares, como o Le Panier D'Or.





 
es (
Igreja de Nossa Senhora







Além da arquitetura fenomenal, a igreja tem uma atração que poucas no mundo têm: uma escultura de Michelangelo. A “Madonna com Criança”, de 1504, feita de mármore Carrara, foi esculpida para enfeitar a Catedral de Siena, na Itália. No entanto, a família Mouscron, de Brugge, comprou a peça, que hoje se encontra num dos altares da Igreja de Nossa Senhora (a entrada custa 2 euros).
























Passeio de barco em Brugge
Imperdível!



   
 O passeio dura meia hora, passa pelos principais canais de Brugge. O guia torna o passeio ainda mais interessante, pois dá explicações sobre os prédios e pontes da cidade. Um dos destaques do passeio é a passagem pelo Lago do Amor, onde há uma concentração de lindos cisnes, em uma área de beleza fenomenal.
O passeio custa sete euros por pessoa, e o ponto de embarque fica pertinho da praça Brug. 



Bruges Beer Museum


 Este museu nos leva a descobrir as riquezas do mundo da cerveja onde podemos tocar e cheirar as matérias-primas da cerveja, descobrir quais são as propriedades benéficas para nossa saúde, aprender, de maneira interativa, qual foi o papel das mulheres no mundo da cerveja e aprender associar um prato à cerveja adequada .

O museu se encontra na Praça Central de Bruges, abre todos os dias das 10 às 17hs.
A entrada sem degustação custa 8 euros, com degustação de três cervejas 12 euros. 



Gourmandises (guloseimas)

OYYA
O lugar mais famoso para saborear um waffle.
Endereço: Noordzandstraat 1, 8000 Brugge, Belgium


Chocolates belgas
Além dos chocolates das lojas Leonidas e Godiva, você tem que experimentar o The Chocolate Line, eles tem vários sabores exóticos e diferentes.


Tea-room De Proeverie
“MEILLEUR SALON DE THE DE BRUGES!!!” 
"A melhor casa de chá de Bruges!"
                                                   


End: Katelijnestraat 6Bruges 8000Belgique
                                                                                Aberto das 9:30 às 17:30hs