terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Viajando de carro para o Uruguai
Janeiro de 2017

Documentos Necessários para dirigir no Uruguai
– Carteira de Identidade ou Passaporte válido.
– Carteira Nacional de Habilitação ou PID (Permissão Internacional para Dirigir) emitida pelo Detran.
– Documento do veículo. Se o veículo for financiado ou de terceiros, deve solicitar uma carta de permissão para saída do país, com firma reconhecida em cartório e validada pelo consulado uruguaio. Esta permissão poderá ser dispensada se o motorista for familiar direto (filho, cônjuge, pai ou mãe) do proprietário e se este estiver presente no mesmo veículo, viajando como passageiro.
– Seguro internacional contra terceiro(Carta Verde) emitida pelo Banco / Seguradoras do Brasil.
OBS: É necessário obter nos postos da policia de fronteira o registro de entrada e saída do Uruguai, podendo com isso evitar contratempos futuros.
Informações Importantes para dirigir no Uruguai
– O uso de faróis acesos é obrigatório a qualquer hora do dia, nas cidades e nas estradas.
– O motorista que for flagrado alcoolizado por uma blitz no Uruguai está sujeito a multa, apreensão do veículo e da carteira de habilitação. Em caso de recusa em fazer o exame do bafômetro (espirometria), vale a palavra do policial.
– O uso de cinto é obrigatório
– É proibido fazer conversões à direita ou à esquerda nos semáforos, a menos que tenha um semáforo específico para conversões, ou haja sinalizações.
– A placa de permitido estacionar é uma placa redonda azul e branca com a letra “E”. A mesma placa com um contorno vermelho é para veículos autorizados e está escrito “Reservado”.
– Se a guia estiver pintada de vermelho, é proibido estacionar neste local.


Partida
05/01/2017 São Sebastião do Paraíso- Joinville (839 Km)
Hotel: Comfort Hotel (Rua Senador Felipe Schmidt, 460).

‘’Joinville é um município localizado na região norte do estado de Santa Catarina. Com 562 151 habitantes é a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis, e é a terceira maior cidade da Região Sul do Brasil atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba (da qual é distante apenas 130 quilômetros, sendo assim, mais próxima da capital paranaense do que a do próprio estado).’’
Onde comer: Churrascaria Chimarrão (R. Visc. de Taunay, 343 – Centro).
                                                Confeitaria XV (R. Visc. de Taunay, 45 – Centro), o strudel é divino.
    Agua Doce Cachaçaria (R. Visc. de Taunay, 398).


06/01/2017 Joinville-Pelotas (868 Km)
Hotel: M Tower Apart Hotel (Rua Felix da Cunha,213)

‘’Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 343.651 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.
Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural, e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.’’
Onde comer: Cruz de Malta (Av. Bento Gonçalves, 143 – Centro).


07/01/2017 Pelotas-Colonia del Sacramento (743 Km)
Hotel: Hotel Italiano (Intendente Suarez 105 Esq.Manuel Lobo)
Obs: A Posada Don Antonio é bem melhor.

É uma combinação entre Paraty e Tiradentes. Ruelas de pedras e casas construídas há mais de 300 anos. Fundada em 1680 por Portugal, ela é a cidade mais antiga do Uruguay. Localizada em um ponto estratégico de entrada do Rio da Prata, está frente a frente com a capital argentina.
Esta pequena cidade de 25.000 mil habitantes é hoje um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai, recebendo milhares de visitantes por ano. A localização da cidade é privilegiada pois está a uma hora de barco de Buenos Aires e a duas horas de carro de Montevideo.
Colonia é um lugar para se caminhar a esmo, sem pressa. O centro histórico de Colonia foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995. Aqui se encontra os museus, o farol de onde se tem uma bela vista do vilarejo e em dias claros dá até para avistar alguns prédios de Buenos Aires, a Basílica do Santíssimo Sacramento (igreja mais antiga do Uruguay), a Puerta de la Ciudadela e a Calle de los Suspiros, ruela mais famosa da cidade e repleta de lendas.
Calle de los Suspiros: construções de paredes grossas e teto baixo. Os telhados assimétricos são originais do século 18  e explicam a expressão ‘’nas coxas” pois as telhas foram moldadas sobre as pernas dos escravos, por isso são desniveladas.
Obs: Mais detalhes sobre Colonia neste mesmo blog.
Marcador: Colonia del Sacramento.


Outras colônias no departamento de Colonia:
1)       Nueva Helvecia(60Km de Colonia del Sacramento): pequeno povoado (10 mil habitantes)fundado em 1862 por imigrantes suíços.

2)       Colonia Valdense(54 Km de Colonia): foi fundada em 1858 por um grupo de imigrantes piemonteses pertencentes a um movimento religioso conhecido como "Valdense".


10/01/2017 Colonia del Sacramento-Montevidéu (181 Km)
Hotel: Tryp Montevideo Hotel (Hector Miranda, 2361, Punta Carretas)

Dos 3 milhões de habitantes do Uruguai, metade mora em Montevidéu, fora dela as cidades têm no máximo 100 mil habitantes.
Três dias é tempo suficiente para visitar os principais pontos históricos da Ciudad Vieja (Cidade Velha), desfrutar do pôr do sol nas Ramblas (Vias à beira-mar) e, também, para se adquirir alguns quilinhos nos diversos cafés e restaurantes de Montevideo.
Onde passear:
1)       Av. 18 de julho, principal artéria da capital. Uma avenida que vale a pena ser percorrida  a pé, do obelisco até a Plaza Independencia, onde estão os três símbolos da cidade: o Palácio Salvo, um edifício de 95 metros de altura construído em 1925, que já foi considerado o mais alto da América do Sul; o Mausoléu de Artigas, localizado abaixo da Estátua Equestre de Jose Artigas (político e militar uruguaio, peça fundamental na independência uruguaia) e Puerta de la Ciudadela, única parte que restou da fortaleza que protegia Montevideo.
2)       La Ciudad Vieja , onde se situa o centro histórico e o Mercado Del Puerto, um verdadeiro centro gastronômico. Para almoçar tenho duas indicações: Chacra del Pueto e o El Palenque, não deixem de experimentar o Medio y Medio (vinho branco seco com espumante) produzido desde 1886 pela Casa Roldós.
3)       Teatro Solís: o emblemático teatro, que data de 1856, tem programação eclética, que vai da música clássica à eletrônica. Situa-se bem ao lado da Plaza Independecia. Visitas guiadas: no verão às 11h, 12h e17h (ter.a dom).
4)        Mirador Panorâmico de la Intendencia (Av. 18 de Julio 1360 Montevideo), no 22º andar da Intendencia Municipal de Montevideo (Prefeitura) é possível se ter uma vista muito bonita da cidade, e no mirador existe explicações de todos os prédios e pontos vistos de lá. É preciso retirar um ticket no ponto de informações turísticas. A entrada é gratuita, funciona de segunda a sexta das 10h30am às 15h30pm.
5)       Estádio Centenario: visita obrigatória para os amantes do futebol, construído em 1930 para a primeira Copa do Mundo. Nele há um museu dedicado ao esporte onde está a chuteira com que Ghiggia marcou o fatídico gol sobre o Brasil na Copa de 50, no Maracanã.
6)       O Shopping Punta Carretas, uma antiga prisão, é um dos mais visitados de Montevidéu. Em seu interior, além de diversas lojas, há também um supermercado - ótimo local para encontrar produtos locais.
7)       Ramblas: avenidas litorâneas da capital uruguaia, com mais de 20 km de extensão às margens do Rio de la Plata. Passear pelas Ramblas seja durante o dia ou à noite, de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé é desfrutar da bela paisagem da costa da capital uruguaia. Vale a pena ver o pôr do sol na Rambla, um verdadeiro espetáculo.
Delícias Gastronômicas

1        Francis (Luis de la Torre 502, esq. Jose Monteiro): ambiente romântico, pratos excelentes e ótimo atendimento. Faixa de preço: R$ 200,00 com vinho por casal.

          Felline Ristobaretto (JOSE MARTI ESQ BENITO BLANCO -Pocitos): restaurante italiano, bom atendimento e preços convidativos.

         Cafe Bar Tabaré (Jose Luis Zorrilla de San Matin): um misto de bar e restaurante. Este bar foi mercearia e botequim, a parte interna é pura história.

        Cake's (José Ellauri 1067-Pocitos): tradicional casa de chá, serve a famosa Torta Ramón Navarro (chocolate, doce de leite e creme de leite) e uma torta de morangos deliciosa.

       Café Brasileiro (Ituzaingó 1447-Centro Histórico): desde 1877, uma boa opção para um café após almoçar no Mercado Del Puerto.

6           Bodega Bouza: aqui é possível fazer uma visita guiada pela vinícola com degustação, visitar um museu de carros antigos e almoçar. 
A Bodega abre todos os dias das 9:00-18:00hs . De segunda a sexta as visitas guiadas acontecem às 11:00, 13:30 e 16:00hs. Aos sábados e domingos às 11:00 e 16:00hs.
Obs: Mais informações e fotos neste mesmo blog.
Marcador: Montevideo


12/01/2017 Montevideo- Punta del Leste (131km)
Hotel: 20 Hotel (27 y 20, Península)

Restaurantes:
1)       Lo de Tere (Rambla do Porto com rua 21): Reconhecido como um dos melhores restaurantes de Punta del Este, o Lo de Tere faz jus à sua fama. Com um cardápio enxuto, mas bem escolhido, o lugar conta não apenas com uma bela localização, mas também com um ambiente simpático, ótimo para um jantar.
2)       O Les Delices (Esquida da Rua 20 com 29) é uma espécie de restaurante para todas as horas. O lugar tem muito de confeitaria, com seus pães e tortas, mas possui um cardápio com diversos pratos à la carte e outros vários que podem ser levados para viagem. Entre os pratos para pedir ao visitar o local estão as saladas, as tortas salgadas e os combinados de café da manhã. 
3)       Guappa(Rambla entre Calles 27 y 28) : muito bom, mas caro.
4)       Restaurante-Café NapoleónSituado em um ponto estratégico da península na Rambla Gral. Artigas entre as Ruas 10 e 12o lugar possui uma vista invejável do Porto de Punta. A especialidade da casa são os peixes e frutos do mar ,mas também há no cardápio carnes emassas caseiras.
Minha dica: Camarão ao alho e óleo, como entrada.
Brotola (peixe s/espinho) com legumes, prato principal.
''La Pecaminosa'', como sobremesa.


Passeios:
1)       ‘’A Ilha de Lobos, a quase 10km da costa de Punta del Este, é um dos passeios mais procurados por turistas que visitam a cidade. O lugar não faz sucesso sem razão; chegar à ilha é deparar-se com centenas de animais fazendo barulho, tomando sol nas pedras ou se banhando no mar. Ver os leões-marinhos e lobos que vivem na região é uma cena imperdível, que com certeza faz valer o trajeto de lancha.
Para comprar o passeio, você pode ir até o porto e procurar pelos escritórios de agências,         que ficam no primeiro andar. Os passeios não saem todos os dias, por isso informe-se com antecedência.’’

2)       A pequena Igreja Nossa Senhora da Candelária, próxima ao Farol, é um dos pontos de parada num tour pela cidade. Vale a pena conhecê-la para contemplação, pois Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário. 

3)       A região do Farol de Punta del Este é uma das paradas de quem conhece os principais pontos da cidade. Trata-se de uma área de ruas tranquilas, casas simpáticas e pouco comércio. Assim como a igreja que fica à sua frente, é um lugar onde as pessoas gostam de contemplar, tirar fotos e registrar o momento. 

4)       A Calle 20 (Rua 20), ou Remanso, é uma das ruas da península de Punta del Este que abriga lojas famosas e marcas conhecidas ao redor do mundo. É um local interessante para visitar se você gosta de compras e pretende voltar para casa com boas aquisições. 

5)       Movimentada e cheia de lojas, a Av. Gorlero é a principal via de Punta del Este. Nela se concentram várias lojas de lembranças e roupas, além de bancos, casa de câmbio, restaurantes e sorveterias.

6)       Casapueblo, em Punta Ballena, a 16km de Punta del Este, trata-se de uma casa-escultura, obra do artista uruguaio Carlos Paéz Vilaró, toda branca, construída na pedra de um costão, hoje esta estrutura inclui um museu, uma galeria de arte  e um hotel, Hotel Casapueblo.

 Obs: Mais informações e fotos neste mesmo blog.
Marcador: Punta del Leste





15/01/2017 Punta del Leste-Gramado (852Km)
Hotel Cercano ( Madre Veronica, 220)
Passeios:
1) Centrinho de Gramado: para visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O ponto de partida pode ser a Praça Major Nicoletti, onde fica o Centro de Informações Turísticas, um bom local para pegar mapas turísticos da região e dicas de última hora. A praça fica na Av. Borges de Medeiros, uma das principais avenidas da cidade, com várias lojinhas, centros comerciais, cafés, casas de chocolate e restaurantes.
Entre as principais atrações turísticas do centrinho de Gramado, todas bem próximas umas das outras, estão a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte dos Desejos.
2)       Lago Negro: O Lago Negro é um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre e para descansar. Construído artificialmente após um incêndio, um morador da cidade teria trazido árvores da Alemanha para decorar a margem do lago e, por isso, seu nome se tornou Lago Negro.

3)       Parque de Neve Snowland : primeiro parque de neve indoor da América. O parque de neve em Gramado Snowland possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 14.800 de área coberta,  a temperatura por aqui é de  -2ºC e -2,5ºC. Pode ficar despreocupado o parque disponibiliza logo na entrada roupas, luvas e capacetes para você suportar o frio e poder brincar como se estivesse realmente nos Alpes suíços.

Dica: Procure chegar cedo, logo no horário em que o parque abre; isso porque, em períodos de muito turismo, a entrada no Snowland  fica um pouco conturbada. 

4)       Cascata do Caracol em Canela : um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha. Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra. Os Bondinhos Aéreos Parques da Serra foram construídos num local onde antes havia um bondinho antigo mais simples e aberto. Os novos bondinhos tem a cabine fechada e foram trazidos da Suíça. O ingresso para passear no bondinho e conhecer suas estações custa 40 reais para adulto e 20 reais para idosos e crianças de 6 a 12 anos. A entrada é gratuita para crianças até 6 anos de idade. O parque abre todos os dias e seu horário de funcionamento é das 9:00h às 17:00h.

5)       O Reino do Chocolate (Av. das Hortênsias, 5382): O Reino de Chocolate é um espaço da fábrica de chocolates Caracol. O lugar tem uma loja com restaurante, com uma vista linda para o Vale do Quilombo, e uma atração fechada (R$ 12), que explica o processo de fabricação do chocolate. Dica: a casa busca visitantes em seus hotéis gratuitamente, basta ligar. (54 3286.3588)

6)       Castelinho Caracol: uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer. Um dos mais famosos Apfelstrudel (torta de maça) da região, servido na residência, nas duas charmosas salas de chá.
Endereço:
Estrada do Caracol Km 03, S/Nº
Canela

                                          Aberto todos os dias
                                        Horário: 9h às 13h / 14h 20m às 17h 40m
                                    Ingressos: R$ 10,00 adultos.
                                     Crianças até 10 anos não pagam, acompanhadas dos pais.
                                         Acima de 60 anos 50% de desconto.

Onde Comer
1)       Nonno Mio (Borges de Medeiros, 2070, Gramado, tel. 54/3286-1252): o galeto mais tradicional de Gramado.

2)       Restaurante Colosseo (Hortências, 1560, Gramado): fondue.
3)       Cara De Mau Pizzaria (R. Cel. João Corrêa, 432): Restaurante temático bem popular em Gramado. O ambiente é divertido. Trata-se de um barco de piratas!
4)       Churrascaria Chama de Fogo(Av. Borges de Medeiros, 1350) : deliciosa, R$ 100,00 por pessoa sem bebida.

 

19/01/2017 Gramado-Joinville (604Km)
20/01/2017 Joinville-Beto Carrero World-Joinville(140Km)
21/01/2017 Joinville-São Sebastião do Paraíso(839Km)