segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Châteauneuf-du-Pape

Châteauneuf-du-Pape esta a 17Km de Avignon, no coração da Provence.
É uma pequena cidade de aproximadamente dois mil habitantes, ruas estreitas, casas de pedras com janelas e portas coloridas. No século XIV foi construído aqui um castelo, que serviu de residência de veraneio para os Papas e hoje se encontra em ruínas, devido às guerras e revoluções.

 Restaurant Le Verger des Papes
Uma delícia, um lugar super romântico, um almoço gostoso e uma vista deslumbrante para o Vale do Ródano e para os vinhedos que cercam a cidade. Sob o restaurante fica a Cave du Verger des Papes, onde se pode degustar o famoso vinho de Châteauneuf-du-Pape.
Preço médio sem bebida é de 15 a 30 euros por pessoa.



No centrinho comercial as lojas de vinho estão por toda parte e a maioria oferece degustação, como esta da foto.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Avignon

Avignon é uma daquelas cidades que a gente não tem vontade de ir embora. É uma cidade de 250 mil habitantes, localizada à margem esquerda do Rio Rhône, é super charmosa, arborizada, cheia de lojinhas de artesanato e bons restaurantes.


 Rue de La Republique


Palais des Papes
É um enorme edifício gótico, que entre 1309 a 1377 foi residência dos Papas da igreja católica. Após o regresso dos Papas a Roma, foi utilizado como quartel, e hoje é um rico museu.


Pte St. Benézet
Ponte sobre o rio Rhône, construída entre 1171 a 1185 com 22 arcos, porém após uma forte enchente em 1660, a ponte ficou nas condições atuais, ou seja, com apenas quatro arcos. 

Carrossel da Place de L'Horloge

Nesta praça têm um Café muito bom, Opéra Café, num ambiente agradável e comida saborosa, a sobremesa foi maravilhosa. Foi aqui também que nos hospedamos, Hotel L'Hologe, apesar de pequeno, eu recomendo.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grenoble-França


Vista Panorâmica de Grenoble
Grenoble é a porta de entrada dos Alpes Franceses, está a 560 Km de Paris e a 112Km de Lyon, foi fundada em 43a.C, é uma cidade universitária e têm cerca de 420 mil habitantes.
Começamos nossa visita embarcando no teleférico em formato de bolha que atravessa o Rio Isère. A estação de embarque é próximo à margem sul do rio, em frente ao Jardin de Ville, o desembarque é no Fort de la Bastille, onde aproveitamos para almoçar no Bar-Restaurant Le Téléférique, muito bom.
Grenoble é uma cidade muito agradável, repleta de prédios, praças (lindas), montanhas, bons restaurantes e cafés, como o Café de La Table Ronde, localizado na Place St. André, desde 1739. Neste café saboreamos deliciosas sobremesas, como o tradicional profiterole.
Profiteroles Maison au Chocolat Chaud




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lyon-França



Lyon

É uma das maiores cidades francesas, é a segunda maior área urbana e o terceiro maior município.
Está situada numa zona montanhosa do centro-leste da França, entre os dois mais belos rios da Europa: o Rhône e o Saône.


Vista panorâmica da Velha Lyon

A Velha Lyon situa-se sob a colina Fouviére, e através de um funicular, que sai da Place de St. Jean, é possível chegar até a Basílica de Fourviére.
Na Velha Lyon encontra-se lojas, restaurantes e a Rue Saint-Jean que é a espinha dorsal de um conjunto de ruelas deliciosas para serem exploradas.


Les Traboules
Entre uma rua à outra da Velha Lyon há passagens no interior dos prédios, denominadas de traboules, que foram usadas por fabricantes da seda e os comerciantes para transportar seus produtos.


                                                         La Basilique de Fourviére
   Esta basílica é dedicada a Virgem Maria, e foi construída entre 1872 e 1896. Uma visita no interior da Basílica requer tempo para admirar seus belos vitrais, esculturas e  mosaicos.                                                   

Restaurant La Grange de St.Jean
Está localizado na 1, place du Change 69005 Lyon ( Velha Lyon), com mesinhas no calçadão. Bom  atendimento, comida saborosa e um excelente tira gosto. Aqui provei  "tortines", que  lembra bruschetta. 


Hospedagem ?

Hotel Best Western Saphir, um excelente hotel, porém bem afastado da Velha Lyon.
O restaurante do hotel serve almoço e jantar, jantamos uma noite e gostamos muito.
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Paris

                                          Les Deux Magots - Paris


                                                                     Café Les Deux Magots
É um famoso e sofisticado café, localizado na 6, place St.Germain 75006 Paris,em frente a Igreja de St. Germain, aqui foi ponto de encontro de grandes artistas no século XX, como Pablo Picasso. No cardápio consta desde saladas, sanduiches e sobremesas (10 a 20 euros) até refeições (20 a 30 euros). Eu aproveitei para experimentar o famoso "croque-monseiur" (um misto mais elaborado).


  

Musée du Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo, localizado no Pálácio do Louvre, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. Aqui você vai encontrar a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e tantas outras obras e pinturas de artistas consagrados como Ticiano, Goya e outros. 
O subsolo do museu foi transformado num shopping, que oferece além de lojas e livrarias, um setor de alimentação, o Carrousel du Louvre. 
No pátio central está a Pirâmide de Vidro, e seguindo sentido Jardin des Tuileries, chegarás na Champs Elysées, umas das doze avenidas que partem do Arc de Triomphe (Arco do Triunfo). Essa avenida é toda arborizada e ficou famosa por reunir as grifes mais badaladas do mundo, além de cafés, restaurantes e a casa de shows Lido.




L'Arc de Triomphe: foi idealizado por Napoleão Bonaparte para celebrar suas vitórias militares, está situado na Place Charles de Gaulle.

La Siene 
Um passeio de barco (Bateau Mouche) pelo Rio Sena é imperdível, e o melhor horário é sair no final do dia, pois no retorno já é possível visualizar alguns pontos turísticos iluminados, como a suntuosa Catedral de Notre-Dame.
La Cathédrale de Notre-Dame
 É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, é dedicada a Maria, mãe de Jesus, daí o nome Notre-Dame (Nossa Senhora). Situa-se na Île de La Cité, onde a cidade medieval de Paris foi fundada há 55 anos antes de Cristo, pelo Imperador Júlio César.
Durante as missas dominicais (às 10hs e às 17:30), pode-se ouvir  tocar o precioso orgão de 7800 tubos.
                                    A 1KM da Île de La Cité se encontra o jardim de Luxemburgo, vale a pena. 




Château de Versailles
O palácio de Versalhes está localizado na cidade de Versalhes ( Subúrbio de Paris), cercado por um belíssimo e grande jardim.
Começou a ser construído nas primeiras décadas do século XVII, e em 1664 durante o governo de Luís XIV, foi finalizado. Representava o grande poder econômico e político da realeza francesa nos séculos XVII e XVIII.
Em 1832 foi transformado em museu.

                                                                                               

Hospedagem?

Nós, um grupo de oito pessoas, ficamos no Timhotel Palais Royal, na 3 Rue de La Banque.
Todos gostaram, apesar de ser pequeno como muitos hotéis da Europa, os funcionários foram muito atenciosos, o hotel é limpo, o café da manhã bem servido e a localização é ótima, aproximadamente 500 metros do Louvre.
Próximo ao hotel  têm um bistrô super charmoso e gostoso, Bistrot Vivienne, na 4 Rue des Petits Champs.    






sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Paris

La Tour Eiffel é o marco mais famoso de Paris, projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel para comemorar o centenário da Revolução Francesa. No último nível a vista panorâmica da cidade é indiscritível.
Próximo a torre, no último andar do Musée du Quai Branly, há um belo restaurante, o Les Ombres. A cozinha francesa é excelente, a vista para a torre, principalmente à noite, é maravilhosa e o preço médio de uma refeição com prato principal e sobremesa é de 80 euros, bebidas à parte. 
Na 5, Avenue Rapp 75007 Paris, também próximo a Torre, está localizado o Café de L'Alma, muito aconchegante e bom atendimento, preço médio de 35 euros. 
                        Obs: é necessário fazer reserva, principalmente no Les Ombres.
                       Dica: para poupar tempo e evitar uma fila enorme na Torre, compre o ingresso com antecedência, de preferência antes de viajar.

La Basilique du Sacré Coeur

Esta basílica é o simbolo do bairro de Montmartre, ponto mais alto da cidade. Templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, construída em mármore travertino (1875-1914). Possuí um jardim de meditação e no topo reserva uma vista espetacular da Cidade de Paris.
Aqui eu pude participar da missa dominical das onze horas e fiquei muito emocionada com o orgão e o coral das irmãs.
Ao sair da basílica siga até a Place du Tertre, esta praça é ocupada por mesas de restaurantes e pintores. Aqui eu almocei no Le Cadet de Gascogne, comida francesa e gostosa, porém atendimento regular; preço médio de 30 euros, bebidas à parte.


La Cure Gourmande


 
 La Cure-Gourmande” é uma encantadora loja de doces em estilo antigo, repleta de biscoitos, caramelos, torones, balas e pirulitos fabricados artesanalmente. Mas o que mais me encantou foram as lindas embalagens, latinhas e caixinhas com desenhos de crianças e bem coloridas. Essas embalagens podem ser adquiridas vazias ou com doces da sua preferência.



A loja foi criada em 1989 numa pequena cidade litorânea do sul da França chamada Balaruc-les-Bains, próxima a Montpellier, e rapidamente ganhou a preferência do público. A loja conta hoje com vários endereços, sobretudo nas regiões de Provence e Côte d'Azur, e mais 5 unidades na Bélgica.

Endereços:

   Paris Rivoli                        Paris Montmarte
          194 rue de Rivoli                   8 Rue Steinkerque
    75001 Paris                          75018 Paris