Firenze é a capital da Toscana, com cerca de 370 000 habitantes, fundada 200 anos antes de Cristo, é considerada o berço do renascimento.
Cidade de Dante Alighieri, escritor e poeta, autor da "Divina Comédia".
Catedral Santa Maria dei Fiori ou Duomo como é conhecida, é a principal e mais famosa construção da cidade e a quarta maior catedral do mundo. Toda revestida de mármore verde, rosa e branco, levou quase dois séculos para ser construída. Em seu interior estão as obras primas dos renascentistas Donatello, Zuccari, Uccello e Ghiberti.
Piazza della Signoria é a principal praça de Firenze, onde há séculos acontecem os eventos mais importantes.
Ponte Vecchio foi construída em 1345, servia de passagem para a família Médici atravessar sem se misturarem com o povo, é a única que sobreviveu a segunda guerra.
A ponte fica sobre o Rio Arno e hoje em toda sua extensão há várias joalherias.
Palazzo de Pitti é a antiga residência dos Médici, foi contruída por Luca Pitti (banqueiro e servo da Família Médici) par superar o poder dos Médici, mas por ironia, a beira da falência vendeu o Palazzo aos Médici.
Florença foi governada pela família Médici do século XV ao XVIII.
Florença é muito famosa pelo seu patrimônio artístico, mas a culinária também é muito boa. Assim deixo aqui duas dicas: Caffè Pitti, na Piazza Pitti 9, a poucos passos da Ponte Vecchio e Trattoria Al Trebbio, na Via delle Belle Donne 47, no centro histórico de florença, na Piazza Sta Maria Novella.