segunda-feira, 30 de setembro de 2024

 Peru

1º Dia (26/04/2024)

Chegada a Lima, hotel Holiday Inn Lima Miraflores.

Lima

Conhecida por suas riquíssimas heranças culturais e gastronômicas, a capital peruana foi fundada em 18 de janeiro de 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro e intitulada  Ciudad de los Reyes (Cidade dos Reis). Lima passou por invasões, guerras e rebeliões. Lima está localizada entre a costa do Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes por isso a formação de nuvens carregadas é difícil, assim a curiosa frase: "em Lima não chove". Lima é a terceira maior cidade da América Latina (atrás de São Paulo e Cidade do México) com 10 milhões de habitantes, sendo que um terço da população peruana habita em Lima. Diferente do Brasil, a capital peruana não possui bairros, mas sim distritos, são 43 distritos e o distrito de Miraflores é uma região bastante popular entre os viajantes que vão para o Peru,  arborizada, a região concentra parques, bares, cafés e restaurantes. É um lugar muito bonito e agradável de circular, especialmente pelo Malecón de Miraflores, que é um calçadão à beira- mar, com vista para a imensidão do Pacífico. 

Pontos turísticos em Miraflores:

- Parque Kennedy: uma grande praça cercada por lojas e restaurantes, além de ser referência para linhas de ônibus.

-Calle San Ramón: rua mais badalada do bairro de Miraflores. O local conta com diversos restaurantes, bares e até casas noturnas.

-Parque Del Amor: o maior cartão postal de Miraflores é a estátua do beijo,"El Beso". Ao redor da estátua, ao longo do Malecón de Miraflores, foram criadas bancos em formato ondulado cobertos de mosaicos coloridos. O pôr do sol daqui vale a pena. 

-Shopping Larcomar: um destino muito interessante em Lima, por sua estrutura aberta, em andares que se sobrepõem como mezaninos. O shopping fica em frente a um penhasco e ostenta uma belíssima vista para o mar.

Onde comer:

-Panchita Sazón Criolla (C. 2 de Mayo 298, Miraflores 15074), 350m do hotel

- El Parrillon de Pablo Profumo (Avenida 28 de Julio 795 Miraflores Esquina con Grimaldo del solarSteakhouse, Churrasco.  1,1km do hotel

-La Lucha Sangucheria Criolla( Av. José Larco 999, Miraflores), muito bacana. 1,2 km do hotel.

- Barra Maretazo (Calle Alcanfores 373 Miraflores Casi esquina con Av. Schell, a 1 cuadra de Larco y 2 cuadras del Parque Kennedy) Peruana, latina.   550m do hotel

-Maido ( Ca. San Martín No. 399, Miraflores): restaurante luxuoso e contemporâneo de culinária local com inspiração japonesa. Eleito o melhor restaurante da America Latina de 2023. Caríssimo, menu padrão R$ 1100,00 por pessoa, 1,2 km do hotel 

-Mangos (Malecon de la Reserva N° 610 Centro Comercial Larcomar) Peruana vista mar.  1,7km do hotel

-Trattoria Don Vito (Martin Dulanto 111, Miraflores, ) Peruana, italiana.  1,1km do hotel

- Amaz: (Av. La Paz 1079 | Miraflores) Peruana com influência amazônica. 1,1 km do hotel.       Sugestão: lomo salteado com arroz frito de banana.  

-Vive la Crêpe(C.Mártir José Olaya 260):  ótima opção para uma sobremesa ou lanche rápido. 550m do hotel.

Obs: Cerveja tradicional de Lima: Cusqueña (14soles) 

E entre os pratos mais populares da cozinha local, estão:                                                              Ceviche (de peixe, camarão, frutos do mar).                                                                                      Lomo saltado (carne de boi acompanhada de legumes e batata).                                                          Ají de gallina (prato com frango desfiado).                                                                                      Causa limeña (uma espécie de bolinho de batata recheado).                                                              Papa a la huancaína (batatas com molho)                                                                                            Cuy peruano(porquinho da india)

Parque Del Amor

Vista Panorâmica de Lima 


Shopping Larcomar



Ceviche



2º Dia (27/04/2024)

City Tour

-Huacca Pucclana:um sítio arqueológico pertencente à cultura Lima, do período de desenvolvimentos regionais (200 - 700 d.C.), localizado no distrito de MirafloresHuacca Pucclana, especialmente, surpreende por sua grandiosidade e por conservar até hoje uma antiga pirâmide, que por anos ficou escondida.

 -Centro históricoconstruções bem conservadas que fazem parte do patrimônio da UNESCO e conta com importantes edifícios, como a Catedral de Lima e o Palácio do Governo. 



-Convento de Santo Domingo Basílica e Convento Máximo de Nossa Senhora do Rosário , popularmente conhecido como Convento de Santo Domingo (ou Convento do Santo Rosário ) foi criado em 1530.  Foi também onde a Universidade de San Marcos , oficialmente a primeira universidade peruana e a universidade mais antiga das Américas, começou a funcionar no século XVI.

-Museu Larco: o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera, mais conhecido como Museu Larco, está localizado no distrito de Pueblo Libre, em Lima, e é um dos principais museus das Américas, com um rico acervo arqueológico pré-colombiano com mais de 45 mil peças arqueológicas, que procura contar os mais de 5 mil anos de história pré-colombiana no Peru. O museu foi fundado em 28 de julho de 1926 dia do aniversário da Independência do Peru, por Rafael Larco Hoyle considerado um dos pais da arqueologia peruanaO museu recebeu esse nome em homenagem ao pai de Rafael Larco Hoyle, Rafael Larco Herrera, por quem Rafael Larco Hoyle nutria uma profunda admiração. O museu é uma mansão do século XVIII construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII.

-Taberna: degustação do Pisco Sour

-Circuito Magico das Aguas: Em espanhol chama-se Circuito Magico del Agua. Localizado no Parque de La Reserva, próximo ao centro histórico de Lima e também ao lado do Estádio Nacional. A atração conta com 13 fontes de água ornamentais e interativas que combinam música, cores, luz, água, projeções de imagens e muito mais. 



-Jantar(não incluso): Calle de las Pizzasconhecida também como Pasaje San Jamon, em frente ao Parque Kennedy, é uma rua do bairro de Miraflores que fica superanimada durante a noite. Como o nome diz, há diversas pizzarias no lugar, mas não se resume apenas a isso: a rua tem várias boates e bares, sendo um local ótimo para passar a noite.




                                                                     3º Dia (28/04/2024 )                                                                                                     

     Barranco

Barranco é o bairro boêmio de Lima. Tem dezenas de restaurantes gostosos, parques animados, ateliês e artes pintadas pelas paredes. O Parque de Barranco, que sempre tem feirinhas com comidas locais; a Puente de Los Suspiros; o Parque Villareal; e a rua de pedestres conhecida como Bajada de Baños, que leva ao mar, são os pontos de destaque nessa área tão charmosa. Lima é conhecida por ter ruas e pracinhas vívidas, repletas de pessoas curtindo um momento ao ar livre, e em Barranco se constata exatamente isso. 

Comer: 

-Pan Sal Aire(Av. Almte. Miguel Grau 320,Barranco): massas e vinhos

-Isolina Taberna Peruana é um restaurante do bairro Barranco que serve pratos criollos, mas com toques modernos. É uma comida peruana bem caseira, caprichada e super saborosa, por preços bem justos.
-República del Pisco (recomendo)
Entradinhas😋



4º Dia (29/04/2024)

Após café da manhã no hotel, translado para aeroporto para saída a Cusco. Dia livre para aclimatização.

Cusco: uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central da cidade antiga, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (Coricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca. Cusco está a 3400 metros acima do nível do mar, e isso pode provocar alguns efeitos desagradáveis em quem vive em altitudes muito mais baixas. A recomendação para evitar o soroche (mal de altitude) é tentar comer leve, evitar beber álcool, descansar, tentar ter boas noites de sono e beber chá de coca. Sua população é de 428 mil habitantes.
Os Incas acreditavam que Cusco era o "umbigo do mundo" (e este é o significado do seu nome em quéchua), ou seja, o centro de seu vasto império. Acreditam que a cidade foi projetada em formato de puma, um animal sagrado para os Incas. Onde seria o coração do animal fica a Plaza de Armas.
Plaza de Armas 


Hospedagem: Xima Cusco. O almoço neste hotel foi delicioso.




Onde comer:

-Morena Peruvian Kitchen Cusco: o melhor nas avaliações e necessita reserva, 1,3km do hotel
Carne de Alpaca 

-Cicciolina Café: bar descontraído e especializado em tapas, porções, cervejas e vinhos. 1,1 km do hotel 

-Qucharitas (Procuradores 372, Jiron Carlos Mariategui c12): sobremesas e sorvetes. Lugar bem colorido.  1,4km do hotel

-Restaurante Tunupa, na Plaza de Armas. Tomei um jugo de fresa e maracujá delicioso. Bebida alcoólica prejudica a aclimatação. 
Aqui tem musica ao vivo típica.
Entradinha deliciosa


                                                     
                                                         5º Dia (30/04/2024
                                         City tour em Cusco e seus arredores

-Fortaleza de Saqsawaman: esse sítio arqueológico está localizado a 2 km ao norte da a praça principal de Cusco. Está localizado a 3.700 metros acima do nível do mar. “Sacsay”, significa satisfazer e “Huaman”, que quer dizer falcão, ou seja, “lugar onde o falcão está satisfeito” ou ainda “lugar onde o falcão é saciado”. Bem provavelmente, se originou devido a presença destas aves na região. Segundo historiadores, a Fortaleza de Sacsayhuaman foi feita com o intuito de servir como um centro cerimonial, possuindo vários templos utilizados para adorar os deuses incas, como o sol, a lua, a água e outros elementos importantes para o império inca. Infelizmente, a invasão espanhola junto com um terremoto que ocorreu em Cusco, ocasionaram a devastação do lugar, restando apenas 40% de seu território atualmente. 



-Qenqo, em quéchua Q'inqu (labirinto) é um outro centro arqueológico onde eram realizadas cerimônias religiosas. Em Queqo é possível ainda hoje observar mesas cerimoniais onde os incas eram mumificados, anfiteatro, pequenos canais, altares e outros.

-Puca Pucará ou ''fortaleza vermelha'' em quéchua: um dos mais famosos sítios arqueológicos incas da cidade de Cusco. Ele faz parte das chamadas “4 ruínas”, juntamente com Qenqo, Tambomachay e a fortaleza de Sacsayhuaman. Está localizada nos arredores da cidade de Cusco, a cerca de 7 quilômetros da praça principal. Pesquisas sugerem que esse era um local de assentamento militar.

-Tambomachay em espanhol ou Tampumachay (quéchua: tanpu mach'ay, lugar de descanso): foi um centro reservado para a elite do império inca. Enquanto os governantes descansavam aqui, os soldados e viajantes tinham abrigo no sítio arqueológico vizinho, Puca Pucara. Este é um dos sítios arqueológicos que conseguiu resistir à invasão espanhola e por isso hoje os visitantes conseguem conhecê-lo quase em sua totalidade e admirar seus canais que continuam funcionando diariamente, mesmo depois de 600 anos. 
 

-Praça San Cristóbal: uma pequena praça situada em frente a uma igreja totalmente em pedra. A vista do vale de Cusco é impressionante, pode ser considerado o melhor mirante da cidade.

-Mercado de San Pedro: principal centro de abastecimento da cidade, fica perto da Plaza de Armas de Cusco, em frente a uma estação de trem. Foi construído em 1925, por Gustavo Eiffel e é o mais antigo da cidade. Neste lugar se concentram muitas tradições, cores, sabores e aromas, e é possível encontrar todos os produtos frescos típicos da região, bem como carnes, queijos, pães, café, chocolate, frutos secos, flores e artesanato.

-Templo de Koricancha: o templo Inca do sol, com uma igreja espanhola e localizado na Plaza Santo Domingo.

-Igreja de Santo Domingo: Durante a época inca, o templo do Koricancha foi o centro religioso mais importante do Peru. Depois, durante a colônia, seus fundamentos foram utilizados para construir a igreja e convento de Santo Domingo, um dos templos cristãos mais importantes de Cusco. Atualmente, ambas as estruturas (estrutura inca e a barroca) sobrevivem ao tempo, com suas impressionantes torres, torres, pinturas e outros tesouros.

-Palacio Arzobispal:  na época inca, este era o local do palácio do Inca Roca. Após a conquista, o palácio foi parcialmente desmantelado para construir a casa colonial da família Valverde Contreras y Xáraba, Marqueses de Rocafuerte, e agora é o Palácio do Arcebispo. Aqui se encontra  a "Pedra dos 12 ângulos".

-Praça das Armas: Há séculos, a movimentada praça principal de Cusco tem sido o centro da vida pública local. Elegante e cheia de espaço, a praça é circundada por antigas igrejas e restaurantes. Durante o Império Inca, a praça era conhecida como "Huacaypata" (ou Praça dos Guerreiros) e se estendia até a Plaza del Regocijo ao lado. O local era usado para cerimônias e desfiles militares ou comemorações de batalhas vitoriosas. A Catedral na parte nordeste da praça possui centenas de pinturas religiosas.

-Bairro San Blas: bairro de artesãos, com ruas estreitas e rincões escondidos, berço de antigas famílias dedicadas ao artesanato popular, é um paraíso construído de pedras e casas coloniais detidas no tempo que se destacam em plena luz do dia. Aqui se encontra o Artesanato De Olave. O artesão de Cusco Antonio Olave é famoso por ser o criador do ‘Manuelito boy’. A ternura e a delicadeza que suas obras emitem lhe renderam vários reconhecimentos, como: “Grão-mestre de artesanato peruano” e “Tesouro humano vivo da nação”. 



6º Dia ( 01/05/2024) 
Vale Sagrado dos Incas

Após café da manhã, partiremos para o Vale Sagrado dos Incas, visitaremos a cidade de Chinchero,  em quéchua significa “onde nasce o arco-íris”.  Foi um importante centro urbano cujo centro principal estava localizado onde hoje é a igreja. Os moradores de Chinchero são reconhecidos por terem mantido suas tradições muito enraizadas em seus corações, um legado que nem mesmo o tempo pode tirar deles. Uma das maiores atrações turísticas da cidade de Chinchero são seus centros têxteis. Nesta famosa cidade do Vale Sagrado dos Incas existem vários desses centros onde os turistas aprendem um pouco sobre a tradicional técnica têxtil e de tingimento usada pelo povo de Cusco há centenas de anos.


Ainda no  Vale Sagrado dos Incas, está o sítio arqueológico de Moray, um local com terraços agrícolas que, à primeira vista, parecem anfiteatros. Esses terraços concêntricos foram construídos pelos incas como um laboratório agrícola. Cada um de seus terraços possui seu próprio microclima, de acordo com a profundidade em que é encontrado. Os terraços, construídos sobre muros de contenção preenchidos com solo fértil e irrigados por complexos sistemas de irrigação, permitiram o cultivo de mais de 250 espécies de plantas. 

Para encerrar o dia, visitaremos o complexo arqueológico de Ollantaytambo no Vale Sagrado. É o único lugar que preserva seu antigo desenho urbano inca. A palavra Ollantaytambo deriva da palavra quechua ‘Ulla-nta-wi’ que significa “lugar para ver abaixo”A derivação espanhola da palavra quéchua ‘Tambo’ significa “Cidade que oferece acomodação, comida ou conforto para os viajantes”O complexo arqueológico de Ollantaytambo era um centro estratégico militar, religioso e agrícola.

Hospedagem : Sonesta Posadas del Inca YucayConstruído em um antigo convento de estilo colonial reformado, este hotel está no Vale Sagrado, a meio caminho entre Cusco e Machu Picchu.


7º Dia (02/05/2024)
Machu Picchu/ Aguas Calientes

Partiremos de trem para conhecer uma das sete maravilhas do Mundo, Machu Picchu. A “cidade perdida dos Incas”, ou Machu Picchu, que significa "velha montanha" em quéchua, foi uma das cidades do chamado "Império Inca". Construída no século XV e posteriormente abandonada, ela é conhecida pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas, cujos imensos blocos foram unidos sem o uso de argamassa, pelas construções intrigantes que levam em conta o alinhamento dos astros e pelas vistas panorâmicas.
Machu Picchu, ao contrário do que muitos pensam, fica em uma altitude mais baixa que Cusco, 2.400 m, o que deixa o clima mais quente. No entanto, pela Trilha de Salcantay, um dos caminhos mais comuns até a Cidade Sagrada, atingimos a altura máxima de 4.600 metros, em uma região de montanhas nevadas de extrema beleza.

A cidadela de Machu Picchu passou séculos oculta nas montanhas, praticamente intacta e conservada pelo tempo. Até hoje é um mistério não resolvido qual o motivo de seu abandono pelos Incas, que ocorreu antes mesmo da chegada dos Espanhóis. Somente em 1911 a cidadela foi descoberta pelo arqueólogo, professor e explorador norte americano Hiram Bingham que chegou à cidadela enquanto buscava pelas ruínas de Vilcabamba, uma das últimas a resistirem à colonização europeia. Ele foi responsável pela ampla divulgação de Machu Picchu".









Jantar(la cena) no hotel  El Mapi Hotel By Inkaterra em Aguas Calientes. 



8º Dia (03/05/2024)

Manhã livre em Aguas Calientes. 

Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Pueblo, é um pequeno povoado no Peru, mais conhecido por ser a última parada antes da subida para a tão sonhada Machu Picchu. Vale dizer que  pernoitar em Águas Calientes é mais do que indicado: visitar Machu Picchu em um bate e volta de Cusco é extremamente corrido (apesar de possível).
Não existem carros em Aguas Calientes – o único automóvel que circula por lá é o micro-ônibus que leva visitantes até Machu Picchu – e você pode se locomover tranquilamente pela cidade inteira a pé.
A principal praça de Aguas Calientes é a Plaza Manco Capac, onde ficam localizados a maioria dos albergues, comércio e restaurantes. Na praça você também encontra a placa de “Bienvenidos a Machu Picchu”

Aguas Calientes também tem seu próprio Mercado de Artesanato, que fica do lado da estação de trem, são diversas barracas com produtos locais como roupas e bolsas. 

                                                                    9º Dia (04/05/2024)                                                                          Laguna del Nevado Humantay 

Trilha para Laguna 





Parei várias  vezes, mas valeu!!!!





Localizada aos pés da montanha Salkantay, a Humantay está há mais de 4 mil metros acima do nível do mar. É uma das mais belas paisagens naturais de Cusco. Suas águas azul-turquesa coroadas pelo imponente Salkantay nevado conferem-lhe uma beleza única. Desde a época dos incas, essa lagoa era adorada pelos colonos andinos. O clima é frio, por isso é recomendável sempre usar roupas quentes (boné, cachecol ou cachecol, luvas, jaqueta).                                                                                             A trilha que leva à Laguna Humantay possui uma grande importância cultural e ecológica. Para as comunidades locais, é considerado um local sagrado, onde rituais e cerimônias são realizados há séculos.                                                                                                                                                        Enfim, a Laguna Humantay é um tesouro escondido nos Andes peruanos que deslumbra a todos que se aventuram a descobri-la.

10º Dia (05/05/2024)

Café da manhã no hotel e retorno para Brasil