sábado, 24 de outubro de 2015

Carcassonne

Carcassonne, uma cidadezinha linda de 45 mil habitantes no sul da França, quase na fronteira com a Espanha, tem a medida exata para ser explorada em um dia. Tudo o que interessa está concentrado no seu impressionante centro histórico, chamado La Cité, uma cidadela medieval muitíssimo bem preservada, erguida no topo de uma colina de 500 metros de altitude, às margens do Rio Aude.

La Cité é uma das maiores construções medievais de toda a Europa. Suas muralhas duplas são coroadas por 32 torres pontiagudas e, do lado de dentro, está o belo Château Comtal, um castelo do século 12 que pode ser visitado – dá até para andar no topo das suas muralhas. Carcassonne foi um dos domínios dos cátaros, os religiosos fundamentalistas que foram perseguidos e massacrados pelas Cruzadas do século 13.
 

Além de visitar o castelo e andar sem rumo pelas ruelas do centrinho, vale a pena visitar a bonita catedral e namorar as vitrines das lojas de doces e biscoitos de ares antigos. Quando bater a fome, a pedida é o cassoulet, uma espécie de sopa bem densa de feijão branco com carnes de caça (um bom magret de pato não falta nunca), a receita típica da região. Um dos melhores restaurantes intra-muros é o Auberge de Dame Carcas.  Antes de partir, não deixe de olhar para trás uma última vez. A cidadela iluminada, à noite, é ainda mais impressionante.


 

Obs: Indico como hotel o Ibis Carcassonne Centre, muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário