segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Passeios clássicos em 8 dias na Big Apple 


Nossa viagem da semana do ''saco cheio'' foi para Nova York, a Big Apple como é conhecida. Com aproximadamente oito milhões e meio de habitantes, Nova York é considerada o centro financeiro do mundo, a mais rica e influente cidade do planeta.
Muitos são os pontos e atrações turísticas, sem falar dos excelentes restaurantes, mas para aproveitar mesmo o que há de melhor como shows da Broadway e restaurantes é preciso ''bala na agulha", é uma cidade cara.  
Ah! Não esperem uma cidade limpa, o fato de ser primeiro mundo não significa que seja limpa. Os sacos de lixo ficam amontoados nas calçadas em frente aos prédios e estabelecimentos, sobretudo  em pontos turísticos como a Sétima Avenida. Em relação ao metrô, embora seja a melhor e mais prática opção para se locomover em Nova York, é o mais sujo que conheci até agora. Vejam essa reportagem: https://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/metro-de-sao-paulo-e-mais-limpo-que-o-de-nova-york-20102015
Mas vamos ao que interessa, nosso roteiro de oito dias, passo a passo, aos ''marinheiros de primeira viagem'' na Big Apple.

1º Dia (05/10/2017)

 

1) St. Patrick's Cathedral: maior catedral católica dos EUA, construída de 1858 a 1878. Há no altar um belíssimo quadro de Nossa Senhora de Guadalupe e, mais ao fundo, próximo ao altar, um busto do Papa João Paulo II. (aberta diariamente das 6h30 às 20h45)

 







2) Rockfeller Center: conjunto de 19 prédios comerciais, construído na década de 1930 por John Rockfeller Junior, filho do magnata do petróleo, onde está o ''Chanel Gardens'', belo jardim com fontes de água, as estátuas de Prometheus (dourada) e de Atlas. No outono(outubro) é montada uma pista de patinação no gelo e no final de novembro a famosa árvore de Natal.
Aqui se encontra o observatório ''Top of the Rock", onde pudemos avistar Central Park e Empire State Building.

                                                 










Loja da Lego ao lado da pista de patinação



3) Almoço no TGI Friday's

4) Times Square: encontro da Broadway com a Sétima Avenida. Um dos maiores pontos turísticos de Nova York, e é realmente um lugar que impressiona pelas suas luzes e imagens gigantes.
            



5) Hard Rock Café Times Square (jantar)
  




2º Dia (06/10/2017)


1) Traditional American Breakfast no LINDY'S- World Famous Cheesecake (825 7th Ave) 

                                                                                                                                                                  2) Escultura Love (fifth Ave c/55th St), parada obrigatória principalmente 
       numa primeira vez em NY.













3) Trump Tower (Fifth Avenue entre 56th  e 57th St), só para fotos, entrada proibida.












4) Apple Store da Quinta Avenida (767 Fifth Avenue)



5) Niketown (57th St c/fifth Ave), maior e melhor loja da Nike em Manhattan. Uma loja com 4 andares, onde você encontrará todos os produtos da marca e os últimos lançamentos.



6) Grand Central Terminal:maior terminal de trens do mundo em número de plataformas: são 44 com 67 trilhos entre elas. Fica no centro de Manhattan e sua arquitetura é maravilhosa. Inaugurado em 1913 já foi cenário de vários filmes.






7)  Almoço: Michael Jordan Steak House (dentro do terminal), super indico.




8) New York Public Library (476 5th Ave ): a biblioteca pública tem uma arquitetura muito bela e é uma excelente opção para
se refugiar por alguns minutos dos ruídos de buzinas e sirenes dos carros de polícia e bombeiro.






9)  Adidas da Quinta Avenida (maior do mundo) 



10) The Phanton of the Opera (Majestic Theatre 247 West 44th St): simplesmente encantador 
esse musical. O musical estreou na Broadway no Majestic Theater em 1988 e
 continua até hoje.






11) Carmine's Italian Restaurant Times Square (200 W 44th St): para fechar com chave de ouro, jantamos nesse restaurante. Ótimo custo-benefício! Preço justo, pratos muito bem servidos e saborosos, atendimento nota dez. É necessário fazer reserva.



3º Dia(07/10/2017)

1) Majestic Delicatassen (50th st c/ 7th Ave): para um café da manhã rápido. Bom, mas não é "manjar dos deuses".



2) Metro de Mahattan para Bedford Av. Station (linha L) no Brooklin

Obs: Como usar o metrô em Nova York; https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=kIpjbxDAQLw 





3) Artistes&Fleas: feira de artesanato vintage


4) Smorgasbourg: feira gastronômica no East River State, à beira d'água, promovida pela Brooklyn Flea e que acontece todos os sábados de abril a outubro em Williamsburg, das 11 às 18h . Muito bacana, vale a pena petiscar ou almoçar. 
 

OBS: Em Nova York, assim como em boa parte das cidades dos EUA, é proibido tomar bebidas alcoólicas nas ruas. Nessa feira há um local reservado só para os ''bebedores''.








5) Caminhada pela Williamsburg, sinceramente, não achei nada tão interessante como li em várias revistas, se trata de um lado mais tranquilo de Nova York, onde o trânsito, as buzinas e os arranha-céus dão lugar a arte de rua e prédios baixos de tijolinho.
 
Obs:Para ir de Williamsburg ao Dumbo, região sul do Brooklin, uma das alternativas é pegar East River Ferry direção sul (southbound), valor $2,75 por pessoa. Nossa experiência através desse meio de transporte foi frustante, o barco chega a cada 40 minutos e sempre lotado, não conseguimos o reembolso das passagens e acabamos indo de metrô, pois não podíamos perder tempo.






6) Explorando o Dumbo: região de passagem embaixo da Manhattan Brigde, com galerias de arte, cafés, restaurantes e o centenário Jane's Carousel . 

Jane's Carousel .

Vista de Manhattan Do East River State Park
Dumbo

Washington Street, Manhattan Bridge emoldura o Empire State ao fundo. 
7) Almoço: Shake Shack do Dumbo, o hambúrger mais famoso de Nova York, quanto a fama até concordo, mas há outros bem mais gostosos, como por exemplo, o hambúrger do Max Brenner (bar do chocolate).

8) Travessia a pé pela Brooklin Bridge, do Brooklin para Manhanttan, ao pôr do sol. A ponte data de 1883, foi construída para ligar o Brooklin a Nova York, que na época eram cidades distintas. Com 2Km de comprimento, há uma passarela para pedestres acima das faixas dos carros.


Brooklin Bridge


9) Jantar: Trattoria Dell'Arte (900 7th Avenue), excelente restaurante italiano.





Pesto Raviolli Alla Brando


Veal Chop Parmigiana

4º Dia (08/10/2017)
1) Café da manhã no  Ellens Stardust Diner (1650 Broadway), SENSACIONAL, IMPERDÍVEL. Desde 1987 vem fazendo muito sucesso entre moradores e turistas na Broadway. Os garçons e garçonetes  são os artistas musicais. Aberto de segunda a sábado das 7h às 24h  e domingo até às 23h.




2) St Paul's Chapel: igreja e mini memorial do trabalho de resgate das vítimas do 11 de setembro. Se encontra em frente ao local onde ficavam as Torres Gêmeas e por um milagre resistiu ao desastre.



































3) Ground Zeroárea onde ficavam as antigas torres gêmeas atingidas pelo ataque de 11 de Setembro 2001. Hoje um novo World Trade Center já foi construído, além de um memorial em homenagem às vítimas. Em 2014 também foi inaugurado o 9/11 Memorial Museum, um museu que retrata detalhes do ataque aos edifícios.



Rosas são colocadas sobre os nomes das vitimas na data do aniversário natalício.


4) Oculus(33-69 Vesey StWorld Trade Center): uma linda estação de metrô inaugurada em 2016.



5) Century 21 (22 Cortland St): aberta todos os dias.  Segunda a quarta das  7h45 às 21h,

quinta e sexta das 7h45 às 21h30,  sábado das 10h às 21h e domingo das 11h às 20h.

6) Almoço: Eatly at Oculus.
      

7)  Macy's, Foot Locker (loja esportiva)

8) Dizzy Jazz Club(Broadway & 60th, 5º floor) : The Big Band of Rufus Reid (show de jazz e jantar)


5º Dia (09/10/2017)

1) Fresh&Co(57thcom7th ave): café da manhã. 

2) Columbus Circle: rotatória em homenagem a Cristovão Colombo, construída em 1905.

3)Central Park: inaugurado em 1857. Não é um parque natural, foi quase todo ajardinado e tem lagos artificiais, trilhas e duas pistas de patinação. Abre diariamente das 6 à 1h.
                                                     



4) Dakota Building: prédio onde John Lennon foi assassinado.

Mosaico em preto-e-branco com a inscrição "Imagine", que foi criado e doado ao parque por artesãos italianos do Nápoles.



                                                                                              
5) American Museum of Natural History: cenário do filme ''Uma noite no museu''.









6) Almoço: ''Katz's Delicatessen, também conhecido como Katz's of New York City, é um restaurante delicatesse que fica localizado no número 205 da Houston Street, em Lower East SideManhattanDesde a sua fundação em 1888, tem sido popular entre os moradores e turistas, prinipalmente pelo seu sanduíche de pastrami e cachorro-quente, sendo que ambos são amplamente considerados como os melhores de Nova York. A cada semana, Katz serve 6.800 kg de carne defumada, 3.600 kg de carne enlatada e 4.000 cachorros-quentes.''

















7) NBA Preseason no Madison Square Garden.





- Planet Hollywood: jantar

6º Dia (10/10/2017)

-1)Café no Majestic Delicatessen

2) Estátua da Liberdade: maior símbolo de Nova York, presente da França para os EUA. Representa Libertas,Deusa Romana da Liberdade, que segura a tocha e a tábua das leis (com data da Independência dos EUA, 04/07/1776). Embarcação gratuita no Whitehall Terminal, próximo ao Battery Park, a cada 30 minutos, rumo a Staten Island. 25 minutos para ir e 25 minutos para voltar. Na ida fique do lado direito e na volta do lado esquerdo.



3) Bowling Green: praça onde se encontra a escultura ''Charling Bull'', touro de 3 toneladas que dizem dar sorte aos corretores da Bolsa que passam a mão nele.


4) New York Stock Exchange: prédio da Bolsa de Valores, entrada proibida.



5) Wall Street: epicentro do sistema financeiro.


6) Paragon Sports (867 Broadway): produtos esportivos.


7) Almoço: Max Brenner ou Bar do Chocolate (841 Broadway), próximo à Union Square, excelente restaurante.


8) Soho: bairro pitoresco, público jovem, grande shopping a céu aberto. Principais ruas: Spring Street e Prince Street.

9)Bar B.B. King (237 West 42nd St): jantar e show de Blues(HARLEM BLUES PROJECT), muito legal.







10) Sobremesa: Cake Boss ( 624 8th Ave)

 


7º Dia (11/10/2017)

1) Le Pain Quotidien: café da manhã

2) Central Park para correr e pedalar. 



3) Chelsea Market: empório gourmet. Almoçamos no Giovanni Rana Pastificio&Cucina, simplesmente delicioso.







Giovanni Rana Pastificio&Cucina 




4) High Line: bem ao lado do Chelsea Market, uma antiga linha férrea desativada foi transformada em um parque suspenso (2,5 Km). Perfeito par uma caminhada após o almoço, cheio de verde e uma vista linda do Rio Hudson.
  


5) Stagecoach Tavern Pub (834 7th Avenue ).


8ºDia (12/10/2017)


1) Junior's Restaurant and Bakery (at 49th Street, Times Square): café da manhã bem americano

2) Caminhada pela Quinta Avenida (uma das vias mais importantes da ilha de Manhattan) da Apple Store Fifth até Empire State Building, emblemático edifício de 381 metros e 102 andares, cenário de diversos filmes, entre eles alguns clássicos como King Kong e Superman.



               


3) Almoço: repetimos o Max Brenner.

4) Greenwich Village, considerada a região mais boêmia de Nova York e famosa por suas ruas arborizadas, Greenwich Village abriga cafés, lojas, parques e edifícios históricos.
Um dos parques mais bonitos é  Washington Square Park,  localizado  em cima de um pântano aterrado com 4 hectares de muito verde, oferece sempre apresentações culturais.
Outro ponto turístico é o Flatiron Buildingprédio comercial construído no início do século XX (1902). Este edifício de formato triangular representa um marco da era dos arranha-céus. 
Outra atração bem popular é o o famoso Prédio de Friends, entre a Bedford St. e a Grove St.
Casa enfeitada para Halloween
Rua residencial de Greenwich Village





Washington Square Park

Prédio de Friends


5) Times Square para despedir.

6) Jantar: Landmarc at Columbus Circle. Posso dizer que "fechamos com chave de ouro".




Ops! Esqueci de falar do hotel.
Como as principais atrações de Nova York se encontram em Manhattan, decidimos nos hospedar no The Manhattan at Times Square Hotel (790 7th Avenue), a localização é excelente, mas o Hotel deixa muito a desejar quando o assunto é conservação e higiene. Não recomendo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário