domingo, 9 de dezembro de 2018

Quatro cidades históricas de Minas gerais

Tiradentes
"Por volta de 1702, os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, e lá se formou um arraial que foi batizado de Santo Antônio do Rio das Mortes. Mais tarde, passou a ser chamado de Arraial Velho, pois criou-se o Arraial Novo do Rio das Mortes, atualmente chamado de São João del Rei. No ano de 1718 o arraial foi elevado à vila, e chamado de Vila de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, a qual passaria a categoria de cidade no ano de 1860. A localidade foi explorada durante o século XVIII por conta do ouro que lá era encontrado, sendo assim um dos grandes centros produtores de Minas Gerais.
No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes. Em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas."(InfoEscola)
 
Rua da Câmara

Seguindo pela rua da Câmara, encontra-se a imponente  Matriz de Santo Antônio (aberta diariamente das 9 às 17h), uma das mais belas construções barrocas do Brasil. Sua construção iniciada em 1710, foi finalizada em 1752, ano que sua talha foi revestida de ouro, dizem ser a segunda igreja mais rica em ouro, 482 Kg. A fachada atual é de 1810 e foi projetada por Aleijadinho. Mas é no coro da igreja que se encontra uma joia preciosa, um órgão de origem portuguesa de 1788, aos sábados às 20:30 acontece um lindo concerto de músicas barrocas.
 
Chafariz de São José

Construído em 1749 pela Câmara para abastecer a vila com água potável nas bicas frontais, na lateral direita era para lavar roupas e a lateral esquerda servia de bebedouro para cavalos.

A melhor maneira de conhecer Tiradentes é caminhando ou fazendo um passeio de charrete. O charreteiro vai explicando um pouco da história da cidade e algumas curiosidades.


Aberta de terça a domingo,das 10 às 17h

Os escravos levavam em suas unhas e cabelos ouro roubado de seus senhores para decorar a Igreja.



Casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu, construída no final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas e sete forros pintados com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira.



O encanto desta cidade não se resume apenas a riquíssima arquitetura histórica, mas há muito que ver e comprar no artesanato, e saborear nos diversos restaurantes. Tiradentes oferece aos turistas desde a tradicional culinária mineira a pratos internacionais.

Restaurantes que experimentei:
1) Barouk Chopp Beer Café, localizado no largo das forras, super indico.
2) Atras da matriz, Rua Santíssima Trindade, 201, ambiente agradável e comida boa, nada de extraordinário.
3) Tempero da Angela, Rua Deputado Jose Bonifacio Filho, 64 | Bichinho
localizado no distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho). Simplesmente um "pecado capital",
autêntica comida mineira servida no fogão à lenha.
4) Pacco&Bacco, rua da direita 166.  O ambiente cheio de charme, junta as memórias do velho casarão colonial com toques contemporâneos de muita personalidade. Se trata de um restaurante sofisticado porém delicioso. Super indico.
5) Empório Santo Antônio, rua Bélica 133. Excelente comida e atendimento.
6) Tragaluz, rua Direita 52. Um dos restaurantes mais cobiçados em Tiradentes por sua atmosfera romântica num casarão todo restaurado. Infelizmente não tivemos sorte, a comida estava fria.


Hospedagem
Pousada Ouro de Minas, na minha opinião, perfeita.

Obs: Alugue um veiculo off road e se aventure pela "natureza mata adentro". Nós fizemos com a Dakar Loc e gostamos demais.





Congonhas
Entre Tiradentes e Ouro Preto se encontra a cidade de Congonhas, muito famosa pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e seus 12 profetas, esculpidos em pedra sabão pelas mãos do artista barroco Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Fale a pena uma parada nesta cidade para conhecer o complexo que compreende o Santuário e  seis capelas (Jardim dos Passos) que representam o calvário de Cristo, as 66 esculturas em madeira foram feitas pelo escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o pintor Manoel da Costa Athaíde entre  1796 e 1799. 








Jardim dos Passos






                            Santuário e os doze profetas





Passo da Ceia (1º Capela)











Passo da subida ao Calvário (5º Capela)









Horário de funcionamento do complexo: de terça a domingo, das 9h às 17h, com exceção das quartas, quando funciona das 13h às 21h. A visita é gratuita.


Ouro Preto

História


"As origens de Ouro Preto se remontam no ano de 1698 quando foi fundada a primeira população por Antônio Dias de Oliveira, atraído pelo ouro descoberto em toda a zona. No ano de 1711 foi elevada à categoria de Vila e era conhecida como Vila Rica. No ano de 1720 a Capitania de Minas Gerais se desvinculou de São Paulo e Vila Rica se converteu na sua Capital.

No decorrer do século XVIII foi descoberta grandes quantidades de ouro nas serras mineiras, que motivaram um período de desenvolvimento e crescimento de toda a região. No ano de 1789 a população foi o palco de um dos acontecimentos históricos mais importantes da história do Brasil, quando Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como 'Tiradentes', lutou pela independência do país, quando ainda era colônia portuguesa, na famosa 'Inconfidência Mineira'.

Nesta época um dos recursos econômicos mais importantes foi a extração de ouro das minas, que motivou um importante crescimento em toda a zona, convertendo a cidade em um dos pontos econômicos e políticos mais importantes do país. No ano de 1823 foi declarada 'Imperial Cidade de Ouro Preto', e se converteu na Capital do Estado de Minas Gerais, que se conservaria assim até o ano de 1897 quando foi transferida para a sua atual localização, Belo Horizonte.

Foram momentos de grande esplendor para a Cidade e se construíram grande parte dos monumentos mais importantes que a inundam, templos, museus, teatros, edifícios coloniais e culturais, entre outros. Merecem especial destaque a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Teatro Municipal e Museu da Inconfidência.

Devido a sua riqueza arquitetônica no ano de 1933 foi declarada 'Patrimônio Nacional' e um pouco mais tarde, em 1938 foi elevada a 'Patrimônio Histórico Artístico Nacional'. Desde o ano de 1980 é considerada pela UNESCO 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade'.

Atualmente Ouro Preto é conhecida por ser uma das cidades históricas mais importantes do Brasil e é visitada todos os anos por uma grande quantidade de turistas. Seus principais atrativos turísticos são seu rico patrimônio arquitetônico e cultural, e seu maravilhoso entorno natural, frequentado pelos amantes do turismo ecológico e de aventuras." (www.a-brasil.com/ouropreto)


Praça Tiradentes
Principal praça de Ouro Preto, onde acontecem as principais feiras e festas da cidade.  Estátua de Tiradentes, inaugurada no ano de 1894 no centro da praça.




Museu da Inconfidência situada na Praça Tiradentes, num edifício em estilo neoclássico, antiga casa de Câmara e Cadeia construído no século XVIII, guarda um dos acervos mais importantes da'Inconfidência Mineira'. 
Peça da forca que serviu para suplício de Tiradentes.

Igreja de São Francisco de Assis (1766)

Na verdade, do pai de Aleijadinho



Cachaça produzida e vendida pelos atuais proprietários da Casa .


Restaurante Bené da Flauta (Ótimo)

Tropeiro do Bené da Flauta

Nossa Senhora do Pilar


Igreja Nossa Senhora do Carmo, inaugurada em 1772, frequentada pela aristocracia de Vila Rica. Destacam-se seus azulejos portugueses e as esculturas de Aleijadinho.


 
Vista da Igreja Nossa Senhora do Carmo












Teatro Municipal,
 conhecido também como Casa da Ópera. É o teatro mais antigo do Brasil e ainda continua em funcionamento.


Onde comer?

1) O Passo Pizza Jazz (R. São José, 56): delicioso restaurante iltaliano.
2) Ópera Café (R. Direita, 110): delicioso. 
3) Restaurante Café Geraes (Conde Bobadela 122): comida mineira, gostosa.
4) Bené da Flauta (São Francisco de Assi 32): comida mineira, deliciosa.
5) Tropea Cantina Armazem (Coronel Alves,15): deliciosa comida italiana.
6) Porão Cervejaria (Rua d Direita,160): bom para quem gosta de petiscar e beber uma cervejinha.


Hospedagem: Pousada Clássica, excelente localização, bom atendimento e limpeza, café da manhã regular. 


Mariana
Melhor maneira de se chegar à Mariana é por trem, passeio de uma hora num trem da Vale totalmente conservado. Minha dica é contratar um táxi ou uma Van para retornar. O motorista pode fazer um breve city-tour e seguir para Mina da Passagem.
Minha indicação é o Sr. Lourival Dutra de Souza, guia de Turismo. Contato: (31) 3551-3439/
 (31) 99665-3439/ (31) 98706-0711.

História
''Primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.
Bandeirantes paulistas chefiados pelo coronel Salvador Fernandes Furtado acamparam, em 16 de julho de 1696, na margem de um pequeno rio onde o ouro aflorava abundante e a que foi dado o nome de Ribeirão do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital.
Em homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, esposa do rei lusitano D. João V, em 1745, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana.'' 
Além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em Mariana nasceram personagens representativos da cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”. '' (mariana.portaldacidade)

Trem da Vale Ouro Preto-Mariana
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-turistico-ouro-preto-mariana/Paginas/default.aspx

Basílica de São Pedro

Vista Panorâmica da Basílica de São Pedro

Casa da Câmara e Cadeia

                                            
Mina da Passagem
Uma das maiores minas ainda existentes para visitação no mundo.A descida para as galerias subterrâneas é através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural.











Nenhum comentário:

Postar um comentário