segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cinque Terre


Cinque Terre ou Cinco Terras (em português) é um dos lugares mais belos que já visitei, e desde 1997 faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco. É um trecho de 8 km banhado pelo Mar Mediterrâneo, entre Gênova e La Spezia, localizado na costa da Riviera Ligure, norte da Itália,  compreende cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernassa e Monterosso, as construções nestes vilarejos foram feitas em áreas acidentadas e rochosas. 
Devido a localização pouco dotada de infraestrutura de estradas, o acesso mais fácil é por ferrovia. Todas as cinco localidades, dispostas sobre a linha ferroviária Gênova-La Spezia, têm uma estação. Mas para quem gosta de uma aventura, o acesso também por ser feito por trilhas, apesar de cansativo o percurso, a paisagem compensa cada passo.
Nós nos hospedamos em La Spezia, no Hotel La Spezia, um hotel simples, porém limpo e agradável. 
Na estação de La Spezia compramos uma passagem para um dia inteiro (La Spezia a Monterosso), o custo por bilhete foi de aproximadamente 15 euros. A primeira parada foi em Riomaggiore, onde fizemos um lanche. 
De Riomaggiore a Manarola seguimos pela via Dell'Amore, aproximadamente uns 25 minutos caminhando por uma via que, além de proporcionar uma bela vista para o mar azul, possui inúmeros cadeados espalhados ao longo do trajeto, que simbolizam o amor e a união entre os casais.

Via Dell'Amore


Vernazza
 
Esta pequena aldeia é famosa por ter o único e pequeno porto natural do Cinque Terre e também pelas casas multicoloridas e ruas super estreitas. A praça central,próxima ao porto, é minima e pitoresca, repleta de pequenos restaurantes.
De Vernazza seguimos para Monterosso através da trilha, uma hora e meia de caminhada com muitas subidas, mas a vista panorâmica que se têm do Cinque Terre é espetacular. Foi durante a trilha que observamos que as montanhas do Cinque Terre são usadas para cultivar uvas e azeitonas. Um verdadeiro paraíso.
 
 
Monterosso al Mare

Esta aldeia é a mais desenvolvida e a mais turística, com bons restaurantes e hoteis, e também um bom centrinho comercial.

Dicas

Duração aproximada das trilhas
Riomaggiore a Manarola: 1 km-25min.
Manarola a Corniglia: 2,8km-1h
Corniglia a Vernazza: 3,5km-1h e 40min.
Vernazza a Monterosso: 4km-1h e 40min.

OBS: antes de entrar no trem é preciso validar o bilhete em uma das máquinas amarelas espalhadas nas estações. 

Um comentário:

  1. Me apaixonei pela cidadezinha Cinque Terre, que delícia de lugar, me parece bem hospitaleira e pitoresca, se parece com cenários de filmes...muito bacana mesmo!!
    Bjs e sucesso no blog. Luz!!
    Roberta.

    ResponderExcluir