sábado, 10 de março de 2012

Porciúncula


"A Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma igreja muito maior, a basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja. É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges. A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para recuperar a sua igreja." (Wikipedia)
Obs: a basílica de Santa Maria Degli Angeli fica à 5 Km de Assis, para chegar até a mesma pegue a Viale Patrono d'Italia/SS147 dir. A basílica fecha ao meio dia e reabre às quatorze horas e trinta minutos. 
        


A visita a Basilica de Santa Maria degli Angela emocionou a mim, ao meu marido e aos três casais de amigos que estavam conosco. O contraste da pequenina e modesta  igreja restaurada por São Francisco, dentro da imensa construção da Basílica que a guarda, é um convite a repensarmos valores e atitudes.
Será que não estamos dando valor demais a bens terrenos, como fama, poder, superioridade, e deixando de lado a fé, a caridade, o desapego a bens materiais.
Que São Francisco de Assis seja a fonte inspiradora para nossas mudanças interiores, e que realmente possamos ser instrumentos da verdadeira paz. 

  







Um comentário: