domingo, 4 de março de 2012

São Francisco de Assis








Nasceu em 1182, na cidade de Assis, filho de um rico comerciante de tecidos, pertencia a burguesia e dessa condição tirava todos os proveitos com amigos boêmios. Tentou ser comerciante como seu pai, mas abandonou a ideia. Em 1201 partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado por seu pai e pelo desejo de obter status que sua condição exigia.
Durante a guerra foi tomado como prisioneiro, onde permaneceu alguns meses até conseguir a libertação. Muito debilitado e doente devido as péssimas condições de higiene da prisão, São Francisco volta para casa e começa a sentir-se e agir de maneira diferente.
Aos 26 anos sua vida começa a  mudar. O jovem Francisco entra na igreja de São Damião, praticamente arruinada, e lá tem a visão de Jesus Cristo. Conta-se que Jesus lhe pediu que restaura-se a pequena igreja. Tomado pela fé, Francisco vende todas as mercadorias da loja de seu pai e utiliza o dinheiro para reconstruir o pequeno santuário.
A partir daí, Francisco passa alimentar e vestir os pobres, despertando a fúria de seu pai, que o deserda. Ele renuncia ao dinheiro e as coisas mundanas, e inicia de fato uma vida religiosa de completa pobreza.
São Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores e com a ajuda de Santa Clara fundou o ramo feminino da mesma ordem.
São Francisco foi admirado por seu voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais. Francisco de Assis foi canonizado em 1228 e seu culto é associado à “proteção dos animais”.

ORAÇÃO DA PAZ 
 Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


Santa Clara 
Assim como São Francisco, Santa Clara pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis  e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário