segunda-feira, 12 de março de 2012

Roma

Chegamos em Roma por volta das oito horas da noite do dia 19 de outubro de 2011, aniversário do "Tio Nês", e fomos comemorar no Ristorante Lounge Bar Cotto (Via Torino,124), próximo ao Hotel Diana, onde nos hospedamos. Tanto o Hotel quanto o Ristorante Cotto são muito bons, eu recomendo.
O hotel é muito bem localizado, está a 350m do terminal Roma Termini e a 300m da Piazza della Repubblica. Nesta Piazza há ponto de ônibus turístico, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Nosso City-Tour no dia seguinte foi um pouco, vamos dizer assim, "trágico e cômico", pois a chuva foi tanta que o metro parou, pois as estações estavam alagadas. Os ônibus também pararam porque os monumentos estavam inundados.
Então sob chuva e todos com capa resolvemos fazer nosso City-Tour a pé. Passamos pela Piazza della Repubblica, e seguimos em direção a Fontana de Trevi, a maior e mais famosa de Roma, no centro tem a figura de Netuno com dois tritões. Segundo a tradição, devemos jogar uma moeda, de costas,pedindo para voltarmos a Roma. Mas isso não foi possível na primeira visita, pois estavam lavando a Fontana e a mesma se encontrava vazia. Mas como tudo tem seu lado bom tivemos que voltar à noite, assim além de limpa e com água, a vimos iluminada.
Próximo a Fontana jantamos no Il Chianti (Via del Lavatore 81/82a).

Fontana de Trevi

Ainda no primeiro dia pela manhã visitamos a Piazza di Spagna,localizada em frente a Trinitá dei Monti, uma igreja francesa, construída por volta de 1720, nos séculos XVIII e XIX foi um importante centro hoteleiro da cidade. Há muitos cafés e lojas elegantes nessa região, na via Condotti bem em frente a Piazza tem um café do seculo XVIII, o Cafe Greco, muito bonito, mas caríssimo, um café custa 7 euros e vem um terço da xícara.
Fontana Della Barcaccia
Atrás a Igreja Trinitá dei Monti 


Continuamos nossa caminhada sentido a Piazza Navona, uma praça esplendorosa situada sobre um antigo estádio romano, seus luxuosos cafés funcionam como centro social da cidade, noite e dia. A sede da embaixada brasileira se encontra nesta praça. Caminhando pela via del Governo Vecchio é possível descobrir uma Roma mais antiga, com lojas de antiguidade e tratorias.
Por fim chegamos ao Pantheon, na Piazza della Rotonda, templo de "todos os deuses", importamte centro financeiro e político da cidade.

Piazza Navona




Pantheon


Segundo dia: Vaticano


O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica, e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.

Basílica de São Pedro

A Basílica é a porta de entrada do Vaticano, é a maior igreja do mundo, a construção foi concluída em 1626. Sob o altar está enterrado São Pedro, o primeiro Papa.
Subir até a cúpula da Basílica de São Pedro é um pouco cansativo, são 551 degraus, 231 degraus podem ser compensados de elevador, que nos leva até um patamar onde conseguimos ver a cúpula mais de perto, mas para se chegar até o topo são 320 degraus, a vista que se tem é magnífica. Para quem tem problemas de locomoção ou claustrofobia, eu aconselho pagar um pouco mais (2 euros apenas) e optar pelo elevador, encerrando a subida neste patamar, pois nos 320 degraus restantes chega um momento que a escada acompanha o desenho da cúpula, as paredes ficam tortas e estreitas. Há momentos em que temos que nos segurar em cordas para continuar subindo.
Vista Panorâmica do alto da cúpula

Obs: para subir os 551 degraus só pelas escadas o valor é de 5 euros. De elevador são 7 euros, lembrando que 320 degraus só pela escada.

Capela Sistina

Vista do teto da Capela Sistina, projetada por Michelangelo

A Capela Sistina é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. (Wikipedia)


                                                         Jardim da Capela Sistina

Castelo Sant'Angelo

O Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, a pouca distância do Vaticano. O castelo é hoje um museu.

A sua primitiva estrutura foi iniciada em 139 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), vindo a ser concluído por Antonino Pio em 139. O monumento, em travertino, era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano.

Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.
De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro. (Wikipedia)

Terceiro dia: Forum Romano, Coliseu e Piazza Venezia.

                                                                        Coliseu
Coliseu, anfiteatro de Roma, foi encomendado pelo imperador Vespasiano em 72 d.C, para que imperadores e cidadãos ricos assistissem a combates mortais; escravos, prisioneiros e criminosos eram forçados a enfrentarem feras e homens até a morte.
Dica: nós almoçamos  bem ao lado do coliseu, no Ristorante Al Gladiatore, na Piazza del Colosseo,5, e ficamos satisfeitos. O mais gostoso é que nós nos sentamos nas mesinhas da calçada e ficamos admirando o monumento. 

Forum Romano

Centro do grandioso império Romano na Roma Antiga. Hoje, só ruínas de palácios, monumentos, templos e basílicas.
Após visitar o Forum Romano, eu visitei o Monumento Vittoriano(monumento dedicado ao rei Victor Emmanuel II, o primeiro rei da Itália) localizado na Piazza de Venezia. Do último andar do monumento é possível se ter uma bela vista do Forum Romano, como da foto acima e cheguei a uma conclusão muito particular: que foi "uma bobagem" ter pago 12 euros para entrar no Forum.

Piazza Venezia
Quem visita Roma, mais cedo ou mais tarde acaba na Piazza Venezia, localizada no centro de Roma, no final da Via del Corso.

Dica: Trattoria Flavia, na via Flavia,9,00187 Roma. Um restaurante tipicamente italiano, com quadros de atores dos anos 70, músicas italianas ao vivo, boa comida e excelente atendimento.
Obs: os italianos adoram que os turistas reservem suas mesas com antecedência, talvez pelo fato dos estabelecimentos não serem grandes. Alguns chegam até ser bem grosseiros caso o turista não tenha reservado.

No quarto e último dia em Roma, antes do embarque com destino ao Brasil, fomos almoçar no Hard Rock Cafe Rome, localizado na Via Vittorio Veneto 62 a/b, 00187 Roma.
Horários: segunda-quinta 12:00-0:00 PM
              sexta-sábado 12:00-1:00 AM


Um comentário:

  1. http://www.esentaquelavemhistoria.blogspot.com.br/ Fer, este é o blog da Lucinha que eu te falei. Recomendei o seu a ela e o dela a vc. Paula Inês.

    ResponderExcluir