domingo, 11 de março de 2012

Cássia-Itália

Cássia (em italiano Cascia) é um município italiano, na região da Úmbria, província de Perugia,  aproximadamente à 140Km de Roma. Ficou famosa no mundo todo por ter sido a cidade natal de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis.
Eu conheci a história de Santa Rita quando adolescente, através da minha mãe, numa fase em que nossa família precisou muito de sua intercessão, fizemos a novena e fomos atendidos. Então comecei a me interessar pela sua história e acabei devota desta mulher admirável, guerreira e apaixonada por Jesus Cristo.
Ainda durante a minha adolescência prometi a mim mesma que quando tivesse a oportunidade de conhecer a Itália, não deixaria de visitar Cássia.
Assim em outubro de 2011, aproximadamente 20 anos após a minha promessa, eu realizei meu sonho.
A estrada até Cassia é sinuosa, mas a paisagem é maravilhosa. A emoção que eu senti quando me deparei com o corpo de Santa Rita incorrupto desde 1457, foi indescritível.


Basílica onde se encontra o corpo incorrupto de Santa Rita

Urna de cristal com o corpo de Santa Rita


Resumo da vida de Santa Rita
"Santa Rita nasceu em 1381 e morreu aos 22 de maio de 1457. Estas duas datas tradicionais foram consideradas corretas pelo Papa Leão XIII quando a proclamou Santa no dia 24 de maio de 1900.
Rita, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, e foi batizada com o nome de Margarida (MargaRITA) em Santa Maria do Povo, também em Cássia. Seus pais eram "pacificadores de Cristo" nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a, inclusive a ler e escrever.
Aos 16 anos Rita se casou com Paolo di Ferdinando Mancini, jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos. Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor.Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. A mãe, para evitar que se destruíssem humana e espiritualmente, pediu a Deus que tirasse a vida deles, pois ela preferiu vê-los mortos que manchados com sangue da vingança.
Ambos, ainda jovens, viriam a falecer em conseqüência de doenças naturais.
Rita, viúva e sozinha, pacificou os ânimos e reconciliou as famílias com a força da oração e do amor; só, então, pôde entrar no mosteiro agostiniano de santa Maria Madalena, de Cássia, onde viveu por 40 anos, servindo a Deus e ao próximo com uma generosidade alegre e atenta aos dramas do seu ambiente e da Igreja do seu tempo.
Nos últimos 15 anos Santa Rita teve sobre a testa o estigma de um dos espinhos de Cristo, completando, assim, na sua carne os sofrimentos de Jesus.
Foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sacófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. Recentes exames médicos informaram que sobre a testa, à esquerda, existem traços de uma ferida óssea (osteomielite). O pé direito apresenta sinais de uma doença sofrida nos últimos anos, talvez uma inflamação no nervo ciático. Sua altura era de 1,57m. O rosto, as mãos e os pés estão mumificados, enquanto que sob o hábito de religiosa agostiniana existe, intacto, o seu esqueleto."
(Portal São Francisco)

Obs: na parte inferior da basilica se encontra o corpo da beata agostiniana Teresa Fasce, falecida em 1947.
De caráter forte e voluntarioso, amante do recolhimento e da oração, era também dinâmica e vivaz, compreensiva e disposta a ajudar em qualquer momento que se apresentasse a oportunidade de fazer o bem.
Uma de suas obras foi o orfanato Santa Rita que acolhe meninas e moças entre 6 e 18 anos, sem pais ou em situação familiar difícil, que passam a ser chamadas carinhosamente de abelhinhas de Santa Rita.




33 comentários:

  1. Imagino a emoção que vc deve ter sentido ao poder visitar Cássia e principalmente a igreja aonde está o corpo de STA RITA! Também sou devota e só de ver a foto que vc podtou senti uma emoção tão forte e indescritível. Quem sabe um dia também alcanço essa graça! Paula Inês.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde

    achei seu blog na net, estava procurando informações sobre Cassia e vi que vc fez esta viagem a pouco tempo. será que poderia me dar algumas dicas? hospedagem, transportes, como chegar lá? gostaria de levar minha mãe que é muito devota!
    meu email rcarocha@ig.com.br

    obrigada

    Rita Rocha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Também achei o seu blog na net quando procurava por informações como chegar a Cassia. Será que me poderia dar algumas dicas de como posso chegar a partir de Roma? Você ficou hospedada lá?
    Parabéns pelo sonho concretizado, bem dizem que mais vale tarde do que nunca. Meu e-mail é: susanads3@gmail.com
    Obrigada

    Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,

      Gostaria de , se possível, obter informações de como chegar ao Santuário de Cássia; Estarei em Roma e irei a Assis também, mas seria um sonho chegar a ir ver Santa Rita. Obrigada

      Excluir
  4. Boa noite.
    Achei muito bom seu blog, com muitas informaçẽos. E como vamos pra Roma dia 04/07 gostaria de realizar este que também é nosso desejo (meu, minha esposa e minha mãe - todos devotos de Santa Rita) e levá-las até lá. Se possível gostaria de receber informações de como chegar lá partindo de Roma, onde permaneceremos por 03 dias. Desde já o meu muito obrigado e mais uma vez parabens pelo blog.
    nogueira_jcc@terra.com.br
    José

    ResponderExcluir
  5. Oi, pretendo muito ir para Itália, pincipalmente para Cassia. Se for possível tb gostaria que me desse algumas dicas. Transporte de Roma até Cassia, se tem lugar para ficar em Cassia?
    Obrigada por enquanto, aguardo seu e-mail. Obrigada, Sandra.
    Meu e-mail: sanmarodin@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. ola ja faz muito tempo que procuro saber como ir visitar caçia ( santa rita ) de quem sou muito devoto mas não tenho conseguido ate ja mandei um mail para la a perguntar mas nunca tive resposta.se or possivel dar-me umas dicas de oomo la chagar exemplo o aeroporto mais proximo e como ir depois. estou tentando ir ou de carro ou de aviao sou do norte de portugal. agradeço a ajuda.responda aqui ou para o mail: bossecosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei seu blog e vou para Roma mÊs que vem e pretendo ir a Cássia pagar uma promessa a Santa Rita e rezar, queria saber os dias em que a Basílica está aberta para visitas e horários, se ñ for incômodo eu agradeceria muito se pudesse ter mais informações sobre meios de transporte de Roma até Cássia e hotéis.
    Agradeço desde já a atenção.
    Meu e-mail é: daniele_vargas4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Seria bom se essa postagem tivesse informações mais práticas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Querida!
    Que bom achei alguém que tenha ido a Cascia... Vou viajar a Europa em Abril e com a graça de Deus passarei em Cascia. Ainda estamos montando o roteiro e gostaria de saber se um dia é suficiente ou até menos? iremos eu e duas amigas que só vão lá por minha causa. Se há necessidade de hospedagem, essas coisas... De qualquer forma vou deixar meu contato e espero seu e-mail ansiosamente..rsrsrs (fatimabezerra.far@gmail.com). Então mandarei o roteiro definitivo pois ali será caminho até Roma. Deus a abençoe ricamente. Beijos. Fátima

    ResponderExcluir
  10. Estava procurando sobre a cidade de Cascia na Itália e acabei encontrando seu blog. Também vou a Itália em maio desse ano e minha mãe pediu para que fossemos a Cascia, pois ela é devota de Santa Rita. Mas não encontrei muitas informações na net. Vamos de carro, mas você poderia dar mais alguma informações sobre os locais de visitação, os horários e dias abertos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Patricia, Cassia é bem pequena, um dia penso ser mais que suficiente, pois as atrações são: o mosteiro e a basílica de Santa Rita.
    Minha visita foi de três horas aproximadamente. Eu me lembro que havia um Horário às 17;00hs para visitação do Mosteiro, já em relação aos demais horários vou ficar te devendo. Eu cheguei a Cascia às 15:00hs e a Basílica estava aberta.
    Geralmente na Itália estes locais fecham das 12:00hs às 14:00hs, para almoço.
    Abraços, Nanda

    ResponderExcluir
  12. Ola vou a Roma este mes e tenciono ir a Cassia, pode me informar se a Basilica esta aberta as segundas feiras? Sabe a hora que fecha?

    Queria ainda se possivel informacao como ir de carro qual a direccao a seguir.
    Muito obrigada.
    Se possivel resposta para email: raquel.diasbrito@gmail.com



    ResponderExcluir
  13. Olá...Estaeri indo a Roma e como sou devoto de Santa Rita quero ir a cidade de Cássia. Então,encontrei seu blog por um acaso e gostaria de receber informações de como chegar lá partindo de Roma. Deixo meu contato: mariospaz@gmail.com. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  14. boa tarde!
    gostava de ir visitar Cássia para ver a querida Santa Rita, se alguém me podesse dar conselhos sobre a melhor maneira de ir de Portugal a Roma!qual o aeroporto e os tranportes disponiveis de roma a Cássia, assim como os alojamentos disponiveis e com bons preços.
    Agradeço,antecipadamente, a todos que me possar enviar os seus conselhos para o meu mail: andrebatistuta@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, pretendo muito ir para Itália, pincipalmente para Cassia. Se for possível tb gostaria que me desse algumas dicas. Transporte de Roma até Cassia, se tem lugar para ficar em Cassia?
    Obrigada por enquanto, aguardo seu e-mail. Obrigada Vívia
    vivia.teixeira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu também sou devota de Santa Rita de Cássia, gostaria imenso de visita-la, como posso fazer a viagem a partir de Roma? Sabe se existe algum meio de transporte de Roma para lá? Taxi? Obrigada. Meu E-Mail:saletedourado@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. que DEUS e STª RITA me ajudem a mim e á minha filha (sua afilhada) realizar o sonho de visitar este lugar sagrado

    ResponderExcluir
  18. que DEUS e STª RITA me ajudem a mim e á minha filha (sua afilhada) realizar o sonho de visitar este lugar sagrado

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu nome é Aline e gostaria de mais informações de como chegar em Cássia, estou indo pra Itália sozinha, não sei falar italiano e meu inglês não é bom. Sou devota de Santa Rita e não quero perder esta oportunidade. Você pode me ajudar? Meu e-mail é: aline_cordis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. eu e minha esposa tambem vamos para cascia, em maio de 2014, nos tambem nao falamos uma palavra em italiano nem ingles, mas vamos alugar um carro em roma, e tre base na cidade da perugia, o qual fica a 70km de cascia, da para fazer um bate e volta, acho que voce pode pegar um trem em roma(estaçao termini) e descer em cascia e de la ver onibus para cascia...atenciosamente robson lemes

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!
    achei seu blog na net, estava procurando informações sobre Cassia. Desde pequena sou devota de Santa Rita de Cássia, assim como toda a minha família. Amo essa Santa. Tenho esse sonho e sei que com a Graça de Deus vou realizar. Que bom que você conseguiu e está dividindo isso com outras pessoas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Olá, bom dia. Vou a Roma em maio e pretendo ir até Cascia. existe a possibilidade de vc me dar dicas de como chegar lá (trem , ônibus, taxi). meu e-mail: carlosgalinaro@gmail.com Grato

    ResponderExcluir
  23. Ola bom dia. Minha familia é devota de Santa Rita, gostaria de saber se vc poderia me passar informações sobre seu roteiro, hospedagem... meu e-mail ê martinssanches@hotmail.com. obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Vou a Italia em setembro.Gostaria de saber se tem transporte direto para Cassia, para bate/volta. Att. Vania
    vaniacol@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Vania, o ônibus sai de Roma às 7 da manhã, chega em cascia às 10 e retorna às 3 da tarde. A viagem é maravilhosa.

      Excluir
    2. OLÁ ESTIVE EM CÁSSIA NO DIA 31/07/14, E FOI MARAVILHOSO PODER VER O CORPO DE SANTA RITA, UMA EMOÇÃO QUE NÃO TENHO PALAVRAS PARA DEFINIR.
      TB EXISTE A OPÇÃO DE TREM, SAINDO DA ESTAÇÃO ROMA TERMINI. FOMOS DE TREM ATÉ SPOLETTO E DE LÁ PEGAMOS UM ÔNIBUS NA MESMA ESTAÇÃO, ESSE ÕNIBUS FAZ UMA PARADA EM UMA CIDADE PRÓXIMA E AI SE PEGA UM OUTRO, COM O MESMO BILHETE, OU SEJA, VC SÓ PAGA UM BILHETE SAINDO DA ESTAÇÃO DE SPOLETTO. A PAISAGEM É LINDISSIMA E A EMOÇÃO QUANDO VAI SE APROXIMANDO É INCRIVEL, PELO MENOS PRA MIM FOI ASSIM. ESPERO TER CONTRIBUIDO.
      HELISANDRA

      Excluir
  25. Vou a Itália em Novembro, e gostaria de saber se tem transporte para Cássia, para ir e voltar no mesmo dia, estarei em Roma. Muito obrigada. Abraços Fabiana
    fab-gil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Nanda. Adorei o seu blog. Vou para a Itália em Setembro e quero muito conhecer o santuário de Santa Rita de Cássia. Estou planejando conhecer a Toscana também, você sabe se é caminho, saindo de Roma para passar em Cáscia? Obrigada! Rita de Cássia - cassia.araujos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Nanda, estou planejando uma viagem para Itália e gostaria de ir à Cassia. Gostaria de informações sobre transporte. Vc foi de carro?
    Obrigada
    renata_carvalho83@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Oi. Trace pra mim um roteiro saindo do Brasil... Qual o aeroporto mais proximo de lá? Tewm transportew é possivel alugar carro? Grata! leonorsalgado@terra.com.br

    ResponderExcluir
  29. hy, my Name is Mirla from Timor-Leste...
    I have read what you written here, I so excited want to visit St. Rita, May I know how to reach the St. Rita, how about the accommodation and transportation...

    Thank you
    Regards,

    Mirla :)

    ResponderExcluir
  30. Thank you for another beautiful posting. I loved reading about Santa Rita and enjoyed this post as I do all others on the blog. Your pictures are fabulous. I am so looking forward to my upcoming visit to Umbria and exploring with you.

    ResponderExcluir